O SUS e a inovação

Acontece

Mestrado em computação
Estão abertas, até 19 de junho, inscrições para o processo seletivo do mestrado em Ciência da Computação, para ingresso no segundo semestre. Os interessados deverão se inscrever no site do programa.

O mestrado do DCC oferece 30 vagas, seis delas reservadas a candidatos que se autodeclararem negros. A autodeclaração e a opção pela reserva de vagas devem ser feitas no ato da inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-5864 e 3409-5865 e pelo e-mail ppgcc@dcc.ufmg.br.

Micotoxina
A Escola de Veterinária vai sediar, no ­período de 17 a 21 de setembro, o Encontro Nacional de Micotoxina. As inscrições para a 16ª edição do evento devem ser feitas pela internet. A submissão de trabalhos termina em 30 de junho.

A programação do evento, que será realizado na UFMG pela primeira vez, ­inclui palestras, minicursos e apresentação de pôsteres com premiação dos melhores trabalhos. No dia 17, serão realizados ­quatro minicursos, que têm vagas limitadas. Nos dias subsequentes, as palestras serão agrupadas por áreas: Panorama das ­micotoxinas, Taxonomia de fungos toxigênicos, Amostragem e análise, Prevenção e controle de micotoxinas e Impacto das micotoxinas.

Educação e marxismo
Foi prorrogado, para 4 de junho, o fim do prazo de submissão de resumos estendidos nas modalidades comunicação científica e relato de experiência para o 2º Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo. O evento, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Marx, Trabalho e Educação (GEPMTE), será realizado de 18 a 21 de setembro, na UFMG.

Karl Marx, trabalho, educação e a luta pelo socialismo é o tema do evento, que reúne 12 grupos de trabalho. Eles receberão pesquisadores, alunos de graduação, mestrado e doutorado, professores, trabalhadores e militantes dos movimentos sociais e sindicais que desenvolvem pesquisas, projetos e ações relacionados à temática proposta. Informações sobre eixos temáticos, grupos de trabalhos, programação e inscrições estão disponíveis no site.

Jacyntho na Academia Mineira de Letras
O professor Jacyntho Lins Brandão, uma das figuras mais importantes dos estudos clássicos no Brasil, foi eleito para a Academia Mineira de Letras. Docente de língua e literatura grega da Faculdade de Letras (Fale), ele assumiu a cadeira 25, antes ocupada pelo ex-governador de Minas Gerais Francelino Pereira dos Santos, falecido em dezembro do ano passado.

Jacyntho Lins Brandão vai ocupar a cadeira que foi do ex-governador Francelino Pereira
Jacyntho Lins Brandão ocupa a cadeira que foi do ex-governador Francelino Pereira Foca Lisboa/UFMG

Jacyntho leciona na UFMG desde 1977. Foi diretor da Fale por duas vezes, nas gestões 1990-1994 e 2006-2010, e vice-reitor da Universidade, de 1994 a 1998. Publicou diversos volumes de teoria literária, nos quais se ocupa geralmente da literatura grega clássica, do ensino de grego antigo e da filosofia grega (particularmente, Platão), além de obras de ficção.

Estudos judaicos
A publicação semestral Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG divulgou chamada para o número 23. Até 30 de setembro, interessados em publicar artigos no dossiê Jorge Luis Borges e o arquivo da tradição judaica podem submeter trabalhos inéditos. O volume será lançado em novembro de 2018 e conta com edição de Lyslei Nascimento (UFMG) e Ricardo Forster (Universidade de Buenos Aires, Argentina).

Natural de Buenos Aires, Borges (1899-1986) tem suas obras atravessadas pela Bíblia, pelas línguas e pela literatura judaica. Além de artigos, a edição reunirá resenhas, contos, poemas, traduções, crônicas e trabalhos artísticos como fotografias e charges. As submissões serão feitas exclusivamente pela plataforma da revista. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail nej.letras.ufmg@gmail.com.

Idiomas sem fronteiras
A Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC divulgou cronograma disponível neste link com as datas para as nove ofertas, gratuitas, dos cursos presenciais de inglês do Programa Idiomas sem Fronteiras que serão ministrados ao longo do ano. 

As formações são destinadas a estudantes de graduação, mestrado e doutorado de qualquer área de conhecimento, servidores docentes e técnico-administrativos com vínculo ativo na UFMG. A iniciativa tem o objetivo de capacitar a comunidade acadêmica, estimular a participação de estudantes em programas de mobilidade internacional e incentivar a produção de artigos internacionais e a realização de exames de proficiência.

Para participar, é necessário ter vínculo ativo na plataforma do curso de Inglês – My English Online – MEO ou já ter realizado o TOEFL ITP por meio do Programa IsF – Inglês. As ofertas são sempre divulgadas pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). O cronograma poderá sofrer alterações.