Campos ameaçados

Eleições no Cepe
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) promove eleição, no dia 6 de julho, para preencher uma vaga na Câmara de Graduação e duas na Câmara de Pesquisa (Humanidades e Ciências da Natureza). Os mandatos são de três anos.

As candidaturas, abertas a todos os docentes da Universidade, devem ser registradas de 11 a 15 de junho, na secretaria da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), no prédio da Biblioteca Central (acesso pela entrada lateral).

Os eleitores para a Câmara de Graduação são os coordenadores dos colegiados de curso; para a Câmara de Pesquisa, votam os líderes de grupos de pesquisa. Haverá postos de votação nos campi Pampulha e Saúde, na Faculdade de Direito e em Montes Claros. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone 3409-4587.

Sentidos do nascer
O projeto de extensão da UFMG Sentidos do nascer foi um dos 15 premiados pelo Ministério da Saúde em edital do Laboratório de Inovações em Educação na Saúde, na categoria Integração ensino–serviço–comunidade. “Trata-se do reconhecimento do potencial dessa intervenção para mudança de cultura e de práticas relacionadas ao nascer no Brasil. O prêmio não implica novo financiamento, como o que conseguimos em 2016 com o InovaSus, mas atesta o caráter inovador da iniciativa e sua capacidade de ser replicada em outras regiões”, explica o professor Bernardo Jefferson de Oliveira, da Faculdade de Educação.

Segundo Jefferson, que coordena a iniciativa, o projeto visa contribuir para a mudança da percepção sobre o parto e o nascimento, com formação e mobilização social amparadas nos direitos da mulher e da criança e em boas práticas destinadas à conscientização sobre a cesariana desnecessária e a prematuridade iatrogênica (situação em que o parto ocorre sem que o bebê esteja suficientemente maduro).

A iniciativa receberá, em cerimônia pública, o certificado de reconhecimento do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Seus resultados serão sistematizados e publicados na série técnica NavegadorSUS.

Arte concreta
O campus Pampulha vai abrigar, de 26 a 29 deste mês, o ­seminário ­internacional Arte ­concreta e vertentes construtivas: teoria, crítica e história da arte técnica. A iniciativa resulta do projeto Arte Concreta no Brasil e na Argentina, desenvolvido em parceria com a Getty Foundation e coordenado pelo professor Luiz Souza, da Escola de Belas Artes.

Vermelho/vermelho, de Aluísio Carvão (óleo sobre  Eucatex, 1959). Coleção particular (RJ)
Vermelho/vermelho, de Aluísio Carvão (óleo sobre Eucatex, 1959). Coleção particular (RJ) Reprodução

Promovido pelo Laboratório de Ciência da Conservação (Lacicor), da UFMG, pela ­Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e pela Getty Foundation, o seminário terá como foco a arte concreta, neoconcreta e as diversas vertentes construtivas na América Latina, consideradas produção singular no contexto da arte moderna. Segundo os organizadores, o objetivo é “possibilitar a abertura de um olhar transdisciplinar sobre a arte, os artistas, as obras e o sistema de arte, bem como a relação entre arte e política no período pós-Segunda Guerra”.

Outras informações estão disponíveis nos sites do evento e da Fundep.

Obras originais
A Editora UFMG abriu edital para seleção de originais para publicação. Os trabalhos acadêmicos, que devem ser inscritos até 17 de setembro, podem ser de todas as áreas – autoria individual, coautoria ou coletânea de textos organizados. É imprescindível que as propostas sejam inéditas e já estejam adequadas para o formato livro.

O cadastro deve ser feito presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, na sala 408, bloco 3, do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), ou pelos Correios.

Informações detalhadas constam do edital.

Ciência contra a desigualdade
Os interessados em apresentar trabalhos na sexta edição da Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), que será realizada de 22 a 24 de outubro, devem submeter seus projetos à análise da comissão organizadora até 13 de julho. A Febrat, realizada pelo Centro Pedagógico da UFMG e pelo Instituto Brasileiro de Cultura Científica (IBCC), busca socializar a produção do conhecimento gerado nas instituições educacionais de todo o país.

O tema deste ano é Ciência para a redução da desigualdade, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018, promovida nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados na educação básica e profissional dos colégios de aplicação vinculados às instituições públicas ou privadas de ensino superior e nas escolas técnicas públicas e privadas brasileiras. Estudantes das redes de ensino municipal, estadual e particular também podem participar da feira como visitantes ou expositores. Outras informações estão disponíveis no site do Museu Itinerante do CP e podem também ser solicitadas pelo e-mail feirafebrat@gmail.com e pelo telefone (31) 3409-5179.