Existir junto

Acontece

‘Startups’ para bionegócios
O BiotechTown, centro de desenvolvimento de bionegócios inaugurado em parceria com a UFMG, lançou sua primeira chamada para selecionar startups. O projeto vai selecionar empreendimentos para receber investimentos de até R$ 150 mil em capital semente.

O programa de desenvolvimento de negócios é destinado a grupos que estejam em estágio de validação ou crescimento e que já apresentem um MVP (mínimo produto viável), algum protótipo ou capacidade de conduzir testes e validações comerciais ao longo do programa.

Receberão avaliação diferenciada empresas que tenham faturamento, equipes de alto desempenho com pelo menos um sócio com dedicação exclusiva e apresentem soluções inovadoras nas áreas de diagnóstico in vitro, health tech, agronegócios e alimentos. As inscrições podem ser feitas até 26 de agosto, no site do empreendimento. Veja o edital e outras informações sobre a chamada.

Design emocional
O que faz as pessoas desejarem determinado objeto entre tantos outros que o mercado oferece? Essa é uma das questões que vão orientar o Seminário Design Emocional, no próximo dia 9, no campus Pampulha. Organizado pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) em parceria com o Grupo Paramec, o evento vai levar à Escola de Engenharia o professor Bernardo Providência, da Universidade do Minho (Portugal), pesquisador que conduz estudos sobre o design emocional e a experiência de produto.

Aberto ao público, com entrada gratuita, o evento será realizado na Sala de Seminário 1012, da Escola de Engenharia, das 15h às 18h. As inscrições podem ser feitas mediante preenchimento de formulário eletrônico.

No encontro, o professor vai ministrar a conferência Evocando emoções no design de objetos, em que discutirá as forças que impulsionam homens e mulheres a desejar um determinado objeto. Também vai traçar um panorama sobre o design emocional, que, no século 21, “assume-se como domínio de investigação centrado nas experiências sensoriais e cognitivas que ele desencadeia, com foco nos estímulos e nas sensações de prazer e afeto”.

Cidade entrincheirada
A fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG exibe, até 29 de julho, a mostra fotográfica Cidade entrincheirada. A exposição explora esteticamente imagens de espaços urbanos com sua diversidade de sistemas de segurança e tem como idealizadores Lucas Costa Silva e Diego William Rodrigues, alunos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNA. Um dos objetivos da mostra é despertar reflexão sobre o legado visual dos sistemas de segurança instalados nas cidades: cercas, câmeras e muros, entre outros recursos.

Bibliotecas e cidadania
A Biblioteca Universitária da UFMG recebe, até 30 de agosto, textos científicos para o quarto volume da revista Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas. Este número reunirá reflexões sobre o papel das bibliotecas como agentes e espaços de geração e compartilhamento de conhecimento para a cidadania.

Podem ser enviados artigos, ensaios, relatos de experiências, resenhas e relatórios de pesquisa em português, inglês ou espanhol. A submissão deve ser feita no site da publicação.

Editado pela Biblioteca Universitária e pela Diretoria de Governança Informacional, o periódico abriga discussões teóricas e relatos de práticas, sob aspectos tecnológicos, humanos e sociais. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail revista@bu.ufmg.br.

Borges e a tradição judaica
A publicação semestral Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG divulgou chamada para o número 23. Até 30 de setembro, interessados em publicar artigos no dossiê Jorge Luis Borges e o arquivo da tradição judaica podem submeter trabalhos inéditos. O volume será lançado em novembro de 2018 e conta com edição de Lyslei Nascimento (UFMG) e Ricardo Forster (Universidade de Buenos Aires, Argentina).

Natural de Buenos Aires, Borges (1899-1986) tem suas obras atravessadas pela Bíblia, pela língua e literatura judaica. Além de artigos, a edição reunirá resenhas, contos, poemas, traduções, crônicas e trabalhos artísticos como fotografias e charges. As submissões serão feitas exclusivamente pela plataforma da revista. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail nej.letras.ufmg@gmail.com.

Direitas na América Latina
Pesquisadores renomados e doutorandos de diferentes instituições do Brasil e do exterior estarão reunidos, de 20 a 22 de agosto, no campus Pampulha, para o colóquio Pensar as direitas latino-americanas no século XX. Onze mesas terão apresentações sobre temas como direitas e religiões, governos e políticas públicas, repressão na perspectiva de gênero, partidos e organizações sociais, culturas políticas das direitas, conceitos e historiografia e relações das direitas com a economia.

Alguns dos objetivos do evento são a constituição de redes e a consolidação de pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em História da UFMG e nas instituições parceiras. A UFMG organiza o evento ao lado da Unidversidad Nacional de General ­Sarmiento (Argentina) e a Université de Toulouse (França). Informações sobre inscrições e programação estão disponíveis na página da universidade argentina e podem também ser obtidas pelo e-mail derechas@ungs.edu.ar.