Sem o vício na memória

Fisiologia e farmacologia
Estão abertas, até 5 de outubro, as ­inscrições para o curso de verão em Fisiologia e Farmacologia, que será realizado de 21 de janeiro a 2 de fevereiro de 2019. Com a ­temática Ciência para todos: da pesquisa básica à translacional, a formação, de caráter teórico-prático, é destinada a estudantes ou egressos, com até um ano de formação, das áreas de Ciências Biológicas ou da Saúde.

Os candidatos selecionados poderão, opcionalmente, submeter resumos de trabalhos científicos desenvolvidos anteriormente. Os textos devem ser enviados de 25 a 30 de novembro. Mais informações estão disponíveis no portal do curso.

Desenvolvimento
Alunos do Atelier de Escultura da Escola de Belas-Artes (EBA) exibem seu trabalho na exposição Desenvolvimento, aberta até 4 de outubro, no Centro Cultural UFMG. A curadoria é de Fabrício Fernandino, ­professor da EBA. Estão reunidas obras de Camila Parreiras, Daniel Grunmann, ­Eduardo Travessoni, Fátima Fernandes, Hannah Hofferberth, Olganelise Moller, Pollyana Maria Fernandes, Sonia Burgareli, Thelma Quevedo e Wilton Duarte Pereira.

O projeto Desenvolvimento foi iniciado em 2008, sob coordenação e curadoria de Fabrício Fernandino, e tem como proposta realizar exposições semestrais dos trabalhos artísticos criados pelos alunos do Atelier de Escultura da Escola.

Profletras
Professores de língua portuguesa do ensino fundamental podem se inscrever, até 1º de outubro, em curso gratuito, na modalidade semipresencial, oferecido em 42 universidades públicas. Coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) destina 23 vagas para a UFMG.

Para se inscrever, o candidato deve ser licenciado em Letras, habilitação português, pertencer ao quadro de servidores efetivos de professores do estado e ­ministrar aulas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). O exame será aplicado no dia 21 de outubro, na Faculdade de Letras (Fale) da UFMG. Mais informações podem ser obtidas no edital.

Prontuário eletrônico
O Hospital das Clínicas (HC) da UFMG lançou vídeo educativo sobre os riscos do uso do “copiar e colar”, o popular CRTL + C e CRTL + V, no prontuário eletrônico dos pacientes. O filme institucional está disponível no site e na intranet do hospital.

Prática do CRTL + C e CRTL + V pode comprometer precisão e confiabilidade do registro
Prática do CRTL + C e CRTL + V pode comprometer a precisão e a confiabilidade do registro HC UFMG

O registro das informações, que faz parte da rotina dos profissionais de saúde, é a forma mais importante de documentar o atendimento prestado ao paciente e de promover a continuidade do cuidado. Trata-se de uma responsabilidade do profissional de saúde legalmente prevista nos códigos de conduta e nas boas práticas para o cuidado em saúde.

No entanto, um dos maiores desafios enfrentados pelas instituições que mantêm sistema de registro eletrônico é a prática generalizada – e muitas vezes subestimada – de “copiar e colar” informações de um prontuário para o outro e manter a precisão e confiabilidade do registro quando a informação é reutilizada.

Toponímia
A relevância dos mapas como objeto de estudo linguístico é o tema da exposição Línguas e mapas, que está instalada no Centro de Memória da Faculdade de Letras (Fale). A mostra, que pode ser visitada até 10 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 11h às 13h e das 14h às 21h, reúne resultados de estudos sobre o tema, acervos do Centro de Referência em Cartografia Histórica da UFMG e objetos representativos de signos culturais que motivaram a denominação de lugares.

Com curadoria das professoras Maria Cândida Costa de Seabra (Fale) e Márcia Maria Duarte dos Santos (IGC), a exposição é baseada na toponímia, o estudo dos nomes geográficos, sua origem e evolução. Línguas e mapas busca conectar a história que originou a escolha dos topônimos à diversidade lexical que também nasce desse rito social, promovendo a discussão sobre a interligação da língua com mapas.

Paisagem histórica
O Programa Cátedras, do Instituto de Estudos Avançados Transdisplinares (Ieat), recebe, no próximo dia 26, os professores Graham Fairclough e Sam Turner, da Universidade de Newcastle (Reino Unido). Eles farão duas conferências, nas quais tratarão do processo de caracterização urbanística de cidades da Grã-Bretanha.

O professor Graham Fairclough fará a conferência Caracterização da paisagem histórica: a evolução de uma ferramenta de gestão do patrimônio e ordenamento do território na Inglaterra no contexto da Convenção Europeia da Paisagem. Na ocasião, será debatido o processo de Caracterização Histórica da Paisagem (HLC – Historic Landscape Characterisation) na Inglaterra. O HLC inglês é um projeto, idealizado na década de 1990 para os 20 anos seguintes, que procurava impedir que futuras mudanças na paisagem urbana e rural entrassem em conflito com as dimensões históricas das sociedades britânicas. Haverá tradução simultânea.

A conferência Caracterização histórica da paisagem como abordagem arqueológica do patrimônio paisagístico: desenvolvimentos recentes será ministrada pelo professor Sam Turner. Ele abordará a metodologia de trabalho do HLC, sua importância e os objetivos traçados em projetos desenvolvidos no Reino Unido. As duas palestras, que começam às 9h, também abrem o 5º Colóquio Ibero-americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto, que será realizado no auditório A 102, do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2). As inscrições podem ser feitas no site do evento.