Proteína contra a transmissão

Feira do livro
A Feira Universitária do Livro, promovida pela Editora UFMG, será realizada de 26 a 28 de março, na Praça de Serviços do campus Pampulha, das 9h às 19h. Em sua décima edição, a feira ampliou o número de expositores para 40 editoras brasileiras, que anunciaram descontos a partir de 40% em relação ao preço de capa, inclusive em lançamentos dos títulos. Aberto ao público, o evento também vai oferecer programação cultural com shows, sorteio de brindes e lançamento de livros.

Distúrbios metabólicos
O embasamento molecular e prática ­clínica para obesidade e distúrbios metabólicos serão abordados em simpósio que o grupo Imunometabolismo (IME), da UFMG, vai promover no dia 29 de março, das 8h às 18h, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), campus Pampulha.

Aberto a estudantes de nutrição e de outras áreas da saúde, o ­evento terá ­palestras e encontros em que pesquisadores discutirão a fisiopatologia da doença e formas de tratamento, com abordagens nas áreas de nutrição, fisiologia, endocrinologia, imunologia e metabolismo intermediário. As inscrições devem ser feitas no site da Extensão Universitária.

Artigos em inglês
Estão abertas, até 15 de março, pela internet as inscrições para o curso Leitura e compreensão de artigos científicos em inglês na área de ciências biológicas. Ofertado pelo ICB, a formação pode auxiliar graduados interessados em fazer a prova de proficiência de língua inglesa para mestrado e doutorado na área de ciências biológicas.

A intenção é oferecer ferramentas para leitura e compreensão de artigos em inglês a alunos que fazem disciplinas em cursos como medicina, medicina veterinária, odontologia, farmácia, enfermagem, educação física, fisioterapia e terapia ocupacional e nutrição e a profissionais da área de ciências biológicas e afins.

Serão organizadas duas turmas para o primeiro semestre de 2019. As aulas para a turma 2 ocorrerão de 18 de março a 17 de junho, às segundas e quartas-feiras, das 12h às 13h40. A turma 1 terá aulas de 23 de março a 29 de junho, aos sábados, das 8h30 às 12h.

Música de mulheres

Coral vai interpretar peças de compositoras representativas do século 16 ao 20
Coral vai interpretar peças de compositoras representativas do século 16 ao 20 Duda Bona

No dia 8 de março, em homenagem às mulheres, o Ars Nova – Coral da UFMG fará apresentação especial. Regido pela maestrina Riane Menezes, o grupo vai executar trabalhos de compositoras que viveram em diversas épocas e países. O programa inclui obras das italianas Vittoria Aleotti e Isabela Leonarda (séculos 16 e 17), da alemã Fanny Mendelssohn, da norte-americana Amy Beach e da francesa Lili Boulanger, representando o século 19. Do século 20, o repertório tem composições da brasileira Kilza Setti e da norte-americana Libby Larsen.

Riane Menezes é bacharel em piano e regência pela Escola de Música da UFMG. Trabalha com corais desde 1998 e conduziu a execução de obras como A flauta mágica, de Mozart, Come ye sons of art, de Purcell, Gloria, de Vivaldi, e Gruss an die heilige nacht, de Max Bruch.

Com entrada franca, o concerto terá início às 19h30, no Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1.534 – Centro, Belo Horizonte).

Paisagem e experiências
Percorrer ambientes urbanos e naturais na Região Metropolitana de Belo Horizonte, à procura de situações e indícios para propostas artísticas individuais ou coletivas, é a proposta do curso de extensão Paisagem e experiências: expedições em ambientes urbanos e naturais, que será oferecido pela Escola de Belas Artes, de 6 de abril a 15 de junho. Podem se inscrever, até 3 de abril, pessoas acima de 18 anos que tenham experiência na área cultural. São oferecidas oito vagas. As inscrições devem ser feitas pelo site da Extensão Universitária, onde estão disponíveis mais informações.

Apoio a eventos
Eventos que serão realizados no âmbito da UFMG ou do estado de Minas Gerais, de maio a agosto deste ano, e que considerem o caráter de indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa podem pleitear recursos do Programa de Apoio Integrado a Eventos (Paie).

As submissões ao edital devem ser feitas até 18 de março, por meio do Sistema de Fomento da Extensão. Pode-se pleitear o valor máximo de R$ 4 mil. A equipe executora deve ser composta de, no mínimo, dois terços de pessoas vinculadas à UFMG – docentes, servidores técnico-administrativos em educação ou estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação da instituição.

No momento da submissão, é necessário enviar o número de registro do evento no Sistema de Informação da Extensão (Siex) e os documentos listados no edital. Não serão aceitos processos encaminhados com documentação incompleta. Os projetos serão analisados, em conjunto, pelas pró-reitorias de Extensão, Graduação, Pesquisa e Pós-graduação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-3215. Na página da Proex podem ser consultados o edital, o quadro de orçamento e a tabela de diárias.