Nanoinovações

Acontece

Gestão da extensão

Servidores docentes e técnico-administrativos que coordenam centros de extensão (Cenex) podem apresentar, até 25 de março, propostas de solicitação de bolsas de apoio à gestão da extensão em unidades. O edital lançado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) é destinado ao suporte de atividades que promovam a participação de discentes de graduação em programas e projetos que contribuam para o desenvolvimento das políticas de extensão no âmbito desses centros. Mais informações estão disponíveis no Portal da Proex

Milésima defesa

Nesta quarta-feira, 20, a partir das 13h, ocorre a milésima defesa de dissertação do Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas. A pesquisa Avaliação do efeito de diferentes aportes de calor na microestrutura e tenacidade da região de grãos grosseiros da zona afetada pelo calor de aço TMCP, de autoria de Tadeu Messias Donizete Borba, foi orientada pelo professor Paulo José Modenesi. A defesa será na sala de seminários 1012 do Bloco de Ligação da Escola de Engenharia.

Modelos econômicos e saúde

Com o intuito de aprofundar a compreensão das relações entre modelos econômicos e saúde, especialistas em saúde e segurança do trabalhador (SST), pesquisadores, sindicalistas e representantes de associações patronais participam, na UFMG, nos dias 11 e 12 de abril, de seminário em que serão discutidas possibilidades de transformação das situações de trabalho, com base na economia da funcionalidade e da cooperação.

O evento será realizado no auditório da Escola de Engenharia, campus Pampulha. As inscrições devem ser feitas na página da Fundação Christiano Ottoni. A programação combina intervenções de pesquisadores com relatos de experiências em SST que reconheçam a contribuição dos trabalhadores para construir e manter sistemas de produção de alta confiabilidade. 

O Seminário Modelos Econômicos, Trabalho e Saúde é fruto de parceria ­entre a UFMG, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) de Minas Gerais.

Cartões para Alaíde

Cartões fazem parte da Coleção Memória, doada à UFMG pela educadora
Cartões fazem parte da Coleção Memória, doada à UFMG pela educadora Carla Pedrosa | BU-UFMG

Cartões-postais recebidos e colecionados pela escritora Alaíde Lisboa podem ser ­vistos até 17 de abril em exposição na Biblioteca da Faculdade de Educação (FaE), campus Pampulha. Os cartões fazem parte da Coleção Memória, da educadora, ex-vereadora e professora emérita da UFMG, que doou à Universidade acervo particular composto de aproximadamente oito mil itens com documentos que datam do século 18 ao início do 21, cartões-postais, livros didáticos, paradidáticos e literários. 

Expoente da educação mineira, Alaíde é autora de clássicos infantis como A bonequinha preta e O bonequinho doce. A educadora viveu até os 102 anos de idade e, no seu centenário, em 2004, esteve na Biblioteca da FaE para inaugurar uma placa em sua homenagem. 

Homenagem a Pinotti

O professor Marcos Pinotti Barbosa será homenageado com o título de Pesquisador Emérito (in memoriam) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pinotti, que ingressou na Escola de Engenharia da UFMG em 1999, morreu em 21 de janeiro de 2016.

Pinotti é um dos dez agraciados em 2019. Uma das principais referências nas áreas de empreendedorismo tecnológico e inovação, ele coordenava os laboratórios de Bioengenharia (Lab-Bio) e de Pesquisa Aplicada à Neurovisão (Lapan). Como professor da UFMG, ele recebeu, em 2013, o Prêmio Fundep – principal distinção conferida na Universidade aos seus pesquisadores – na área de Tecnologias. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

A UFMG aparece na lista também com o professor emérito Carlos Alberto Filgueiras, do Departamento de Química, cuja trajetória acadêmica é abordada em perfil publicado nesta edição (página 3).

A cerimônia de entrega dos títulos será realizada em maio.

Encontros transdisciplinares

A produção literária relacionada aos imigrantes será o tema da próxima edição dos Encontros Transdisciplinares. O evento, que reunirá a professora Cristina Cheveresan, da West University of Timisoara (Romênia), e o professor Elcio Loureiro Cornelsen, da Faculdade de Letras (Fale), ocorrerá no próximo dia 25, a partir das 14h, no auditório do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), campus Pampulha. A iniciativa é do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat).

Cristina Cheveresan vai abordar a experiência de duas escritoras americanas de origem latina, a dominicana Julia Alvarez e a cubana Cristina García. Com formação nos Estados Unidos, a pesquisadora trabalha também com questões de raça na obra de autores de expressão inglesa e narrativas de filmes sobre o tema da neoescravidão.

Elcio Cornelsen, por sua vez, vai focar sua exposição no romance O idiota do século XXI: um divã, do alemão Michael Kleeberg, publicado em 2018. A ênfase recai sobre o capítulo Gottfried e Amir, no qual um imigrante alemão do século 19 e um refugiado sírio do século 21 dialogam, de forma inusitada, sobre suas vivências traumáticas de imigração, fuga e exílio.