A casa dos nanos

Acontece

Contribuição sobre o câncer

A professora Carolina Cavalieri Gomes, do Departamento de Patologia Geral do ICB, teve sua carreira de jovem pesquisadora sobre o câncer reconhecida pela American Association for Cancer Research (AACR). A premiação Global Scholar-in-Training Awards foi entregue há 15 dias, durante o maior evento científico da área, em Atlanta (EUA).

A entidade incentiva o aprimoramento da educação por meio da consolidação de uma rede de cientistas envolvidos em pesquisas básicas, clínicas, translacionais ou epidemiológicas em câncer.

Durante o evento, Carolina apresentou um dos trabalhos sob sua coordenação, desenvolvido durante mestrado de Bruna Pizziolo Coura, no Programa de Pós-graduação em Medicina Molecular: KRAS mutations drive adenomatoid odontogenic tumor and are independent of clinicopathological features. O trabalho, que contou com a colaboração de professores de várias regiões do país, descreve, de forma inédita, a mutação causadora de um tumor que afeta os ossos maxilares.

Pesquisadores da França

A UFMG receberá, no segundo semestre, professores e pesquisadores de instituições francesas. Em sua sexta edição, o Programa Cátedras Franco-Brasileiras na UFMG prevê que os visitantes desenvolvam projetos com grupos da Universidade, em temporadas de 30 a 60 dias, no período de 5 de agosto a 30 de novembro.

Os pesquisadores estrangeiros serão acompanhados na UFMG por um professor anfitrião, e o programa prevê ações de reciprocidade por parte das instituições francesas. 

A chamada está publicada no site da Diretoria de Relações Internacionais. Os projetos deverão ser submetidos até 24 de maio. A iniciativa é da UFMG e da Embaixada da França no Brasil. Nos últimos cinco anos, a Universidade recebeu 25 pesquisadores no âmbito do programa. 

Aplicativo do Siga

Está disponível para download na Google Play e na Apple Store o aplicativo Siga UFMG, que facilita o acesso dos estudantes às informações acadêmicas dos sistemas da Universidade.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), o aplicativo, em sua versão inicial, reúne as funcionalidades dos sistemas acadêmicos, como consulta às matrículas, ocorrências, planos de estudos, diário e relatórios. 

Por meio da ferramenta, o estudante pode gerar seu comprovante de matrícula e visualizar sua carteira de identificação. Notificações serão enviadas a cada alteração nas matrículas e lançamento de ocorrências. O acesso se dá por meio de login e senha do minhaUFMG.

Reprodução
Reprodução

Dia da ciência

No dia 7 de julho, a Praça da Liberdade vai ser palco, mais uma vez, das atividades comemorativas do Dia Nacional da Ciência e do Dia Nacional do Pesquisador. O objetivo é promover divulgação científica em linguagem lúdica e didática, a fim de demonstrar a importância da ciência para as transformações econômicas, culturais e educacionais. Iniciativa da UFMG e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o evento é aberto ao público e gratuito.

Os docentes da UFMG interessados em participar do evento devem preencher formulário eletrônico com informações pessoais e descrição da atividade proposta. A chamada estará aberta até 26 de abril. 

Arte e identidade

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp) vai realizar, de 3 a 5 de julho, em Lisboa, seu 29º Encontro, com o tema Arte e cultura na identidade dos povos. Resumos de comunicações devem ser enviados, até 3 de maio, para o endereço aulp@aulp.org. Os trabalhos deverão tratar de arte e cultura; saúde e tecnologia; educação e coesão social; comunicação e política. As inscrições para participação no evento devem ser feitas até 3 de junho.

A Aulp congrega 130 universidades e instituições de ensino e pesquisa de oito países – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor –, mais a região chinesa de Macau.

Sítio de Saluzinho

Agricultura familiar, soberania alimentar e conhecimento tradicional são alguns dos eixos que orientam o trabalho desenvolvido no Sítio de Saluzinho, programa que alia pesquisa, ensino e extensão no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. Em oficinas, crianças da rede pública de Montes Claros passam parte do dia com agricultoras e agricultores tradicionais e aprendem sobre suas raízes culturais, identitárias e alimentares. 

Dissertação da pesquisadora Simone Rebouças Martins, do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Território, resgatou a história de vida e a contribuição dos camponeses para estratégias de educação ambiental e valorização cultural do Norte de Minas. O estudo demonstra que a migração dos agricultores para a cidade não impediu que eles mantivessem o seu estilo de vida original e continuassem a produzir alimentos.

O Sítio de Saluzinho funciona como centro de referência da cultura relacionada à agricultura familiar e é desenvolvido em área no campus Montes Claros, que reúne agricultores, professores, alunos e técnicos da UFMG. Desde 2013, o sítio recebeu mais de seis mil estudantes. Reportagem sobre o tema foi produzida para o programa Veredas da ciência, da Rádio UFMG Educativa Montes Claros.