A família cresceu

Normas da graduação

Procedimentos, oportunidades, direitos e regras que fazem parte da rotina acadêmica dos alunos da UFMG estão reunidos no manual Normas Gerais da Graduação. Esse material, produzido pela Pró-reitoria de Graduação e dividido em oito tópicos, busca esclarecer as principais dúvidas do discente em seu percurso curricular.

O guia contém resumo das normas – que vigoram desde o início deste ano e são responsáveis por regulamentar e fornecer as diretrizes dos cursos de graduação –, conjunto de respostas sobre as principais resoluções, as regulamentações que afetam os alunos que ingressaram no primeiro semestre de 2019 e informações sobre aspectos  como matrícula, trancamento, desligamento automático e estrutura curricular.

Medicina tropical

Conjunto de eventos sobre medicina tropical e parasitologia, conhecido como Medtrop-Parasito 2019, recebe, até 30 de abril, inscrições de trabalhos na modalidade e-pôster (painel eletrônico composto de telas inteligentes). As propostas deverão ser entregues on-line. Os eventos, que serão realizados de 27 a 31 de julho, no campus Pampulha, serão pautados pelo tema central Convergência e inclusão: em busca de soluções sustentáveis para o diagnóstico, tratamento e controle das doenças tropicais.

As propostas de trabalhos poderão ser enviadas em português, inglês ou espanhol, nos eixos temáticos política, educação e divulgação, fronteira da ciência, ambiente e epidemiologia, entomologia, controle de vetores, imunologia, clínica, doença de Chagas, leishmanioses e parasitologia básica.

O Medtrop-Parasito 2019 abrange o 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, o 26º Congresso ­Brasileiro de Parasitologia, a 34ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e a 22ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3286-4214 e 99309-6144.

Carro ultraeficiente

O carro elétrico da ­equipe Milhagem UFMG conquistou o vice-campeonato de protótipos de eficiência energética na categoria bateria elétrica da Shell Eco-Marathon Americas. Na competição realizada no início de abril, na Califórnia (EUA), o veículo dos estudantes mineiros alcançou a marca de 227km/kWh.

A Shell Eco-Marathon Americas, disputada por carros ultraeficientes desenvolvidos por estudantes de vários países da América do Norte, da América Central e da América do Sul, tem o objetivo de estimular a pesquisa energética e buscar soluções sustentáveis. A Milhagem UFMG superou competidores dos Estados Unidos, do Canadá, da Argentina e do México. Foi a segunda participação da equipe na competição e seu melhor resultado.

Equipe e veículo: melhor resultado na competição
Equipe e veículo: melhor resultado na competição Arquivo Milharagem UFMG

Italiano na rede pública

O consulado da Itália em Belo Horizonte propôs à UFMG parceria em projeto de ensino da língua italiana em escolas públicas de Belo Horizonte. Será a primeira iniciativa do gênero da diplomacia do país europeu envolvendo uma instituição pública de ensino.

A ideia é que as aulas sejam ministradas por estudantes de italiano da Faculdade de Letras (Fale) em unidades de ensino fundamental, administradas pela Prefeitura, e de ensino médio, integrantes da rede estadual. A proposta foi levada à reitora Sandra Regina Goulart Almeida pelo cônsul Dario Savarese, em encontro na última semana.

Cooperação na cultura

A UFMG e a Secretaria de Cultura de Belo Horizonte estão formalizando amplo acordo de cooperação que contemplará projetos de ensino, pesquisa e extensão. A parceria foi ­assunto de reunião, na semana passada, entre a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o secretário Juca Ferreira.

A UFMG terá assento no comitê gestor do Núcleo de Produção Digital de Belo Horizonte, que será implantado no Centro de Referência da Juventude, e a utilização, pela Prefeitura, dos espaços da Universidade na região central da cidade será intensificada.

Outra frente da parceria será a integração de parte da programação do Festival de Inverno da UFMG com a da Virada Cultural, em julho. A Universidade também terá participação destacada no encontro internacional sobre cultura e democracia que a Prefeitura realizará em agosto.

Do canto ao ‘bullying’

Investigações e práticas cotidianas em sala de aula são abordadas na nova edição da Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB), editada pelo projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, da Faculdade de Educação. As experiências estão relatadas em artigos escritos por professores da educação básica e estudantes de licenciaturas e de mestrados profissionais e acadêmicos em educação.

Os trabalhos tratam de temas como a importância dos corais como experiência ­pedagógica, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, estratégias para aplicar a educação como direito humano e os efeitos positivos da curiosidade infantil e da observação no processo de assimilação de conceitos químicos. A edição contém ainda relatos como o de uma intervenção do serviço de psicologia em escola de Roraima após um caso identificado como prática de bullying. O número está disponível para leitura no site da revista.