Uma história do campus

Frente parlamentar

A reitora Sandra Goulart Almeida participou, na última semana, na Câmara dos Deputados, do relançamento da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais. O objetivo do movimento suprapartidário é debater e construir projetos para a defesa das instituições contra ameaças à autonomia universitária e cortes orçamentários.

A frente conta com assinaturas de centenas de deputados e senadores e deverá receber ainda mais adesões. A solenidade em Brasília reuniu 75 parlamentares, 67 reitores e representantes de instituições federais e dirigentes de entidades como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).

Saúde mental e inclusão

A Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, que será realizada de 13 a 17 de maio, recebe inscrições para o evento no site.

O tema da sétima edição será De mãos dadas pela democracia, com atividades nos campi Pampulha, Saúde, Montes Claros e também em Brumadinho. A programação inclui conferências, mesas-redondas, apresentação de pôsteres, rodas de conversa, oficinas e atividades culturais. Podem participar estudantes, técnicos, professores, usuários de serviços de saúde mental e familiares.

A Semana foi instituída em 2013 pelo Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental da UFMG, em parceria com movimentos sociais, sindicais, conselhos profissionais e coletivos.

Darwin Day

O papel da Teoria da Evolução nas Ciências Biológicas e nas pesquisas básica e aplicada, em relação à espécie humana, a plantas e outros organismos – incluindo regulação gênica, biologia do desenvolvimento e neurobiologia –, é o tema central do Darwin Day UFMG 2019, programado para 17 de maio, a partir das 8h, no auditório nobre do CAD 1, campus Pampulha.

O Darwin Day, de caráter transdisciplinar, promove reflexão sobre temas fronteiriços entre genética, zoologia, botânica, fisiologia, bioquímica, microbiologia e ecologia, e tem como ponto norteador a teoria formulada por Charles Darwin em 1859.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no site do evento, que é promovido pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB), com apoio da Sociedade Brasileira de Genética, dos programas de pós-graduação em Genética, Zoologia, Botânica, Microbiologia e Ecologia e do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG).

Foto premiada

A pesquisadora Raquel de Oliveira Barreto, do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (Neos/UFMG), é a vencedora do 8º Prêmio de Fotografia Ciência & Arte, promovido pelo CNPq, na categoria Imagens produzidas por câmeras fotográficas.

Sob o título Velhices que britam no/ do semiárido mineiro, a foto retrata uma das diferentes formas de envelhecer e as peculiaridades desse processo. O trabalho integrou o processo de produção da tese Cartografia dos modos de ser da velhice e do trabalho rurais no médio Vale do Jequitinhonha, defendida no início deste ano, no programa de Pós-graduação em Administração da UFMG.

Nesta edição, o prêmio do CNPq recebeu 1.023 trabalhos, sendo 487 na categoria Imagens produzidas por câmeras fotográficas e 268 na categoria Imagens produzidas por instrumentos especiais. A premiação será entregue durante a 71ª Reunião Anual da SBPC, em julho, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

D. Conceição, 105 anos, de Araçuaí: velhice e trabalho rural
D. Conceição, 105 anos, de Araçuaí: velhice e trabalho rural Raquel Barreto | CNPq

Ensino médio

A Faculdade de Educação vai promover, de 8 a 10 de maio, no auditório Neidson ­Rodrigues, o seminário Políticas públicas para a melhoria do Ensino Médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados.

O evento, organizado pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado), reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros, como o professor Romuald Normand, da Université de Strasbourg, e a professora Sofia Viseu, da Universidade de Lisboa. A programação está disponível no site do evento, onde também podem ser feitas as inscrições gratuitamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-6372.

Novo prefixo do HC

A partir de maio, o Hospital das Clínicas da UFMG terá um novo prefixo de telefone: 3307. A mudança possibilitará a criação de novos ramais na instituição – os 519 atuais são insuficientes para a demanda. A instituição terá quase mil números disponíveis (do final 9020 ao 9999). Hoje, o prefixo 3409 é usado pelo hospital e por todas as unidades da UFMG.

A alteração do prefixo se dá junto com a renovação de contrato entre a UFMG e a prestadora de serviço de telefonia e com a aquisição de novas centrais telefônicas, que possibilitou ao HC receber uma unidade exclusiva.

Os ramais dos setores permanecerão os mesmos. A mudança só afetará os números entre o 9000 e o 9020. Além disso, as ligações no âmbito da UFMG também mudarão. Para a comunicação com as unidades da UFMG, será preciso discar o prefixo 3409 antes do ramal desejado. Da mesma maneira, para discar das outras unidades para o HC, será necessário discar o 3307.

Durante o período de transição, previsto para todo o mês de maio, o antigo prefixo continuará funcionando. Depois, o 3409 deixará de existir no âmbito do HC-UFMG.

Diagnósticos e prescrição

A Biblioteca Universitária (BU) oferece à comunidade, para teste, a base de dados Micromedex, sistema de suporte à decisão clínica desenvolvido pela IBM e utilizado por profissionais da área da saúde. Até 31 de maio, o acesso estará liberado.

O sistema contém informações sobre doenças, exames laboratoriais, medicamentos, toxicologia e medicina alternativa. O objetivo é auxiliar na confirmação de diagnósticos clínicos e na avaliação de interações medicamentosas, entre outras funcionalidades.

Um guia com dicas está disponível no site da BU. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4627 e pelo e-mail ­setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br.