Uma UFMG pra chamar de sua

Acontece

Caravana Darcy Ribeiro

Debates sobre universidade pública, oficinas e atividades de arte e cultura vão movimentar o campus Pampulha no dia 30 de maio. A UFMG vai receber parte da programação da Caravana Darcy Ribeiro: Minas é o Brasil, realizada pelo Instituto Juventude (IJ) em parceria com a União Estadual dos Estudantes (UEE/MG).

Haverá duas mesas de debate, sempre no Auditório 1 da Face: Brasil: um povo em construção, sobre vida e obra de Darcy Ribeiro, às 10h, e Projeto de Brasil e universidade pública, sobre a importância da cultura e da educação gratuita para o desenvolvimento do país, às 17h. A programação inclui oficinas de teatro e percussão, entre outras, e shows com artistas regionais. 

A participação é gratuita, mediante retirada de bilhetes no Sympla. Há ingressos diferentes para cada atividade. O evento vai oferecer condições de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Antropólogo e escritor, Darcy Ribeiro teve produção centrada nos indígenas e na educação. Foi ministro da Educação e chefe da Casa Civil no governo João Goulart e teve de exilar-se após o golpe de 1964.

Peneirada paralímpica

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG vai promover, em 8 de junho, seleção de atletas paraolímpicos para as equipes de atletismo, natação e halterofilismo. Os candidatos devem ter mais de 10 anos de idade e deficiência considerada pelos critérios de classificação paraolímpica.

Os atletas podem se inscrever até 7 de junho, por meio de mensagem para esporteparalimpicoufmg@gmail.com, com as seguintes informações: nome, tipo de deficiência, telefone de contato e modalidade de interesse. No caso de menores de idade, o contato deve ser feito pelo responsável legal. 

A peneirada é vinculada ao Projeto Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa, com apoio da Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania. O CTE fica na Avenida Alfredo Camarate, 617, bairro São Luiz. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (31) 3409-3337 e (31) 99533-0431.

Espiritualidade e educação

Mestre espiritual hindu Paramahamsa Sri Swami Vishwananda
Mestre espiritual hindu Paramahamsa Sri Swami Vishwananda BhaktiMarga

O Centro de Estudos Indianos da UFMG vai realizar, em 28 e 29 de maio, o seminário Espiritualidade, saúde e educação: o legado da Índia. O evento terá a presença do mestre espiritual hindu Paramahamsa Sri Swami Vishwananda (foto), que, pela primeira vez, vem a uma universidade brasileira.

O mestre fará palestra sobre os ensinamentos védicos milenares, interpretando-os na perspectiva dos dias atuais. Haverá, também, mesas-redondas, práticas de meditação e mantras, com a participação da médica especialista em medicina ayurveda Ana Maria Rodrigues Araújo, do filósofo e terapeuta holístico Marcus Fonseca, do instrutor de yoga Emílio Rezende e do músico mineiro Helder Araújo, entre outros.

O evento, gratuito e aberto ao público, ocorrerá no auditório do CAD 1, campus Pampulha. As inscrições devem ser feitas no site do evento, onde também estão disponíveis as informações sobre o seminário.

IEAT, 20 anos

Para comemorar duas décadas de sua criação, o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG realiza seminário no dia 13 de junho. Serão apresentadas as recentes realizações do Instituto e os projetos, idealizados em reunião de imersão ocorrida em Tiradentes no fim do ano passado.

Paulo Salvida, diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, fará palestra sobre saúde urbana, e professores da UFMG apresentarão projetos e resultados de suas residências no IEAT. A programação prevê ainda exposições de dois grupos de pesquisa ativos nos últimos dois anos no Instituto: Das economias alternativas às alternativas à economia: explorando conceitos e práticas socioespaciais e culturais para além da racionalidade econômica e Curso de vida e trajetória delinquencial: um estudo exploratório dos eventos e narrativas de jovens em situação de vulnerabilidade.

Aberto ao público, o evento terá lugar no Auditório A104 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), a partir das 9h. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição. Serão emitidos certificados de participação.

Lei Maria da Penha

A psicóloga judicial Cristina Leão, especialista em traumas e sofrimento psíquicos decorrentes das violências contra a mulher, sexismo e racismo, fará, no dia 28 de maio, na Escola de Enfermagem, a palestra Lei Maria da Penha: enfrentamento da violência contra as mulheres e as questões étnico-raciais

O objetivo da atividade é fomentar o debate sobre a violência contra as mulheres, com foco nas mulheres negras, alvos dos maiores índices de risco e violência no Brasil. O evento é promovido pela Liga Acadêmica Integrada de Cuidados às Crianças, Adolescentes e Mulheres, pelo Coletivo Visibilidade Negra da Escola de Enfermagem e pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos da Saúde da Mulher e Gênero.

A palestra terá início às 18h30, no Auditório Maria Sinno. As inscrições já estão encerradas Serão emitidos certificados de participação.