Alfabetização e memória

Acontece

América portuguesa

O Centro Acadêmico do curso de Ciências do Estado promove o simpósio História e Direito na América Portuguesa, com a proposta de considerar, com base em análises de fontes primárias, as diversas perspectivas sobre o tema, desde a compreensão da corrupção, passando pelo cotidiano da atuação da Justiça Eclesiástica, até a presença da Inquisição em territórios coloniais brasileiros e seus mecanismos de criminalização. 

O evento será no dia 7 de junho, das 9h às 17h, na sala da Congregação da Faculdade de Direito (Avenida João Pinheiro, 100 – Centro). Inscrições devem ser realizadas pela página do evento no Facebook, onde a programação também está disponível.

Sua UFMG na internet

O site da Mostra Sua UFMG, lançado no dia 24 de maio, véspera do evento presencial, que reuniu 30 mil pessoas no campus Pampulha, continua disponível para consulta. A página, desenvolvida pelo Centro de Comunicação Social, hospeda a edição especial da Revista Diversa, com textos, fotos e vídeos sobre os 91 cursos de graduação oferecidos pela Universidade. 

Os visitantes também podem conhecer as diversas possibilidades de assistência estudantil, mobilidade, mercado de trabalho, atividades culturais e esportivas, além dos serviços disponíveis.

Estudos mineiros

Mineração, cidadania e história é o tema da 12ª edição do Seminário de Estudos Mineiros, que será realizada de 12 a 14 de junho, no auditório A-102 do CAD 2, campus Pampulha. O evento reunirá representantes do Ministério Público de Minas Gerais, de empresa e movimento da área ambiental, jornalistas e pesquisadores da UFMG e de várias universidades.  

Promovido pelo Centro de Estudos Mineiros da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), o seminário inclui simpósios temáticos, na parte da manhã, e mesas-redondas e conferências à tarde. No dia 12, às 18h, haverá abertura da exposição fotográfica Minas exportando mineração. O caso do Corredor de Nacala-Moçambique, com curadoria de Eduardo Viana Vargas, seguida de recital do Coral de Câmara da Escola de Música e de lançamento de livros.     

UFMG Jovem

Professores de escolas públicas e privadas da educação básica de Minas Gerais  já podem inscrever trabalhos na 20ª UFMG Jovem [foto], que será realizada nos dias 19 e 20 de setembro, no saguão do CAD 1, campus  Pampulha. Nesta edição, que marca os 20 anos de criação do evento, o tema será Biodiversidade, tecnologia e arte.

20ª UFMG Jovem
20ª UFMG Jovem Júlia Duarte | UFMG

Podem participar da feira escolas das redes pública e privada de Minas Gerais, da educação infantil, ensinos fundamental e médio e também as modalidades da educação profissional e educação de jovens e adultos. Cada professor poderá concorrer com até dois projetos.  As inscrições terminam em 7 de julho, e o resultado da seleção será divulgado no dia 9 de agosto.

Os critérios para produção do trabalho estão estabelecidos na chamada publicada no site da Pró-reitoria de Extensão. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ddc-conhecimentoparatodos@proex.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4427 e (31) 3409-4428. O evento é organizado pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC).

Flautistas no Conservatório

O Conservatório UFMG recebe, de 5 a 8 de junho, o Primeiro Encontro de Flautistas de Belo Horizonte. Com direção artística da doutoranda da Escola de Belas Artes da UFMG Aline Parreiras, o evento reunirá mais de 20 flautistas da cena musical mineira. 

Os interessados podem participar dos concertos, workshops, oficinas e masterclasses como ouvintes. Programação e formulário de inscrição estão disponíveis na página do evento.

Estraladabão

A Editora UFMG recebe, até 2 de setembro, inscrição de obras originais, com temáticas diversas, para compor o selo Estraladabão, especializado em divulgação científica para o público infantojuvenil. 

As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por meio dos correios. Os documentos listados em edital devem ser endereçados à Editora UFMG (Avenida Antônio Carlos, 6.627 – CAD 2, bloco 3, sala 408, campus Pampulha, Belo Horizonte-MG). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. O resultado da seleção será divulgado no dia 4 de dezembro, e as obras serão publicadas em 2020.

Futebol e dimensões políticas

No dia 10 de junho, às 14h, o jornalista esportivo Breiller Pires, da ESPN e do jornal El País, fará palestra, no auditório principal da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, sobre as dimensões políticas do futebol, mídia e lazer. Graduado em Comunicação Social pela UFMG, Pires vai expor sua percepção sobre os aspectos sociais do esporte, expresso em seus textos e comentários, reconhecidos com várias premiações. 

Promovido pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos de Lazer (PPGIEL) e pelo Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcida (GEFuT), com apoio do Centro Esportivo Universitário (CEU), o evento é gratuito e requer inscrição prévia que deve ser efetuada por meio de formulário disponível neste endereço.