Festival da memória

Plantas medicinais

O potencial farmacológico e terapêutico de plantas encontradas ao longo do Rio Pandeiros, no Norte de Minas, no tratamento de doenças metabólicas é alvo de projeto de pesquisa e extensão desenvolvido pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA) e pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Parte dos trabalhos culminou na publicação da cartilha Plantas medicinais – Bacia do Rio Pandeiros, que reúne informações sobre três plantas contempladas pelo estudo: unha d’anta, sambaibinha e dedaleira. Em linguagem acessível, a publicação descreve características botânicas das plantas e mostra seu emprego em alguns preparos medicinais e em tinturas.

As plantas contempladas nas pesquisas são nativas da Bacia Hidrográfica do Rio Pandeiros – que abrange os municípios de Januária, Cônego Marinho e Bonito de Minas – e do Cerrado norte-mineiro.

O documento pode ser lido aqui.

Promessa do taekwondo

O atleta Vytor dos Santos de Assis, da equipe de taekwondo do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, sagrou-se vice-campeão mundial estudantil, em competição realizada em Budapeste, na Hungria, no mês passado.

Vytor disputou três lutas em território húngaro. Na primeira, ele venceu um lutador do Nepal por gap point – quando ocorre uma diferença de ao menos 20 pontos entre os competidores. Na semifinal, o brasileiro superou um atleta dos Emirados Árabes, que havia derrotado um chinês por nocaute na luta anterior.

Na final, Vytor foi derrotado em um confronto equilibrado por um atleta da Taipé Chinesa, um dos principais centros de taekwondo do mundo.

Vytor de Assis credenciou-se para o torneio na Hungria ao vencer o campeonato brasileiro estudantil, em abril deste ano, em Brasília. O jovem integra a equipe do CTE desde o início do projeto, em 2013, quando tinha dez anos. Até então, ele ­nunca havia praticado o esporte.

Dia Nacional da Ciência

Simulação de expedição a um sítio arqueológico na Antártica, uso de plantas medicinais e  softwares que analisam fake news exemplificam a riqueza do conhecimento científico produzido na UFMG e em outras instituições sediadas em Minas Gerais. Essa diversidade será mostrada ao público no próximo sábado, 6 de julho, em evento que celebrará o Dia Nacional da Ciência. Mais de 80 pesquisas serão apresentadas ao público. O encontro será realizado no Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte (Rua Guaicurus, 50 – Centro), das 9h às 16h.

O Dia Nacional da Ciência (8 de julho) também celebra o aniversário de fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador.

Auditório do CRJ, que receberá o evento
Auditório do CRJ, que receberá o evento Ricardo Laf | PBH

Entre a arte e a ciência

Artistas, cientistas e pesquisadores que desenvolvem trabalhos que transitam nos limites da arte, ciência e tecnologia podem apresentar propostas de ocupação de espaços no Museu das Minas e do Metal, da siderúrgica Gerdau, localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

A seleção é regida por chamada do coMciência, programa de divulgação científica do Museu. As inscrições, individuais ou coletivas, poderão ser feitas, até 22 de agosto, por meio de formulário disponível no site do programa. Os trabalhos serão expostos no período de 12 de dezembro deste ano a 15 de março de 2020.

As propostas podem contemplar as áreas de biologia, ciências físicas, matemática e algoritmos, cinética, telecomunicações e sistemas. As contrapartidas para os projetos (cachês) e os valores destinados à sua execução, entre outras informações, estão descritos no edital da chamada, também disponível no site do programa.

Papel na compostagem

Cerca de 160 mil toneladas de lixo urbano são descartadas por dia no Brasil, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Desse montante, de 30 a 40% podem ser reaproveitados, mas somente 13% são efetivamente reciclados.

Resíduos de papel, por exemplo, têm grande potencial de reutilização, inclusive na produção agrícola, como mostra pesquisa desenvolvida no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros. A pesquisadora Rejane Pereira, mestre em Produção Vegetal, avaliou a viabilidade do uso desse tipo de resíduo em compostagem agrícola, verificando sua ação sobre o solo e no processo de cultivo de hortaliças.

A pesquisa foi abordada na edição da semana passada do Programa Veredas da Ciência, veiculado pela Rádio UFMG Educativa Montes Claros. O programa pode ser ouvido no site do ICA.