Boletim

Nº 2100 - Ano 47 - 26.02.2021

Definido calendário escolar de 2021

Cepe aprova calendário da UFMG para 2021

Proposta levou em consideração a necessidade de ajustar a agenda letiva ao padrão histórico da Universidade

O calendário escolar da UFMG para o ano de 2021 foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) no último dia 18 de fevereiro. O primeiro período letivo começará em 17 de maio e terminará em 13 de setembro. Um mês depois, no dia 13 de outubro, terá início o segundo período, que se encerrará em 25 de fevereiro de 2022, perfazendo 200 dias de atividades didáticas.

“É importante registrar que, com o término da vigência do decreto de emergência pública, não é mais possível manter a mesma carga horária com menos dias letivos, como ocorreu até dezembro de 2020. Com isso, as universidades têm a obrigação de ofertar 100 dias letivos por período”, esclarece a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

O primeiro período letivo de 2021 terá início 46 dias após o término do segundo período de 2020, marcado para 31 de março. “Esse intervalo é necessário para que seja possível alinhar o cronograma do Sisu com o processo de registro acadêmico na UFMG”, pontua o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira.

Ao elaborar sobre a proposta, o Cepe também levou em consideração o anseio da comunidade acadêmica de contar com um intervalo de quatro semanas entre um período letivo e outro e com o recesso de Natal e Ano-novo e a própria demanda de regularização do calendário. “É muito importante para a comunidade que o calendário se ajuste o mais rapidamente possível ao padrão histórico da UFMG. Em 2022, ainda haverá algum atraso, mas isso será absorvido ao longo do ano”, afirma a reitora.

O calendário escolar da UFMG para 2021 está publicado na edição 2100 do BOLETIM.

.