Boletim
UFMG Plural
Linhas de ação
Algumas linhas gerais permeiam nossa candidatura a reitora e a vice-reitor da UFMG, gestão 2022-2026
Gestão acadêmica
» dedicar especial atenção ao fortalecimento dos mecanismos de gestão democrática, fundada no respeito aos órgãos colegiados e na participação da comunidade;
» criar e desenvolver estruturas compartilhadas para atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo a
flexibilização curricular e a cooperação entre áreas;
» discutir os processos seletivos para ingresso na graduação da UFMG e seus impactos na Educação Básica;
» planejar estrategicamente o ensino de graduação, estimulando estruturas formativas que articulem eixos comuns entre os cursos, contribuindo para uma formação ampla, ética e cidadã de estudantes;
» consolidar a estrutura de gestão das Formações Transversais, ampliando sua oferta e seu alcance a estudantes dos diversos cursos de graduação;
» ampliar o apoio a ações inovadoras, na graduação e na pós-graduação, que contribuam para expansão da oferta de atividades acadêmicas curriculares que façam uso de tecnologias digitais de informação e de comunicação (TDIC) e para a produção de materiais e recursos educacionais inovadores, em suportes digitais e não digitais;
» realizar, em articulação com as unidades acadêmicas, um amplo processo de autoavaliação da graduação, considerando a estrutura curricular dos cursos para atendimento tanto da formação específica quanto das interfaces com outras áreas do conhecimento, com o ensino de pós-graduação e com a extensão, avaliando os indicadores de retenção e evasão dos cursos;
» promover ações para implementar as recomendações provenientes do processo de autoavaliação da pós-graduação, assegurando que o conjunto dos programas atinja patamares crescentes de qualidade e amplie sua inserção social e internacional;
» incentivar a disseminação de Estudos Transversais nos programas de pós-graduação, reconhecendo o caráter emergente dos estudos transdisciplinares na geração de conhecimento avançado e possibilitando a articulação do conhecimento e a cooperação de grupos que se identificam e se complementam metodológica e tematicamente;
» elaborar um planejamento estratégico institucional para a pósgraduação, estimulando programas interdisciplinares e interinstitucionais que respondam aos desafios e à diversidade de paradigmas contemporâneos, articulados às necessidades da sociedade;
» dar continuidade à implementação do projeto institucional de internacionalização da pesquisa e da pós-graduação, atuando para garantir seu fomento;
» incrementar a política de incentivo e fomento à pesquisa acadêmica que atenda as diferentes áreas do conhecimento e às diversas fases da carreira docente, abrangendo desde o apoio a recém-contratados e recém-doutores até a consolidação da infraestrutura de uso compartilhado e a articulação de redes temáticas de excelência;
» implantar um sistema de cadastro de projetos de pesquisa da instituição para acompanhamento dos indicadores em pesquisa;
» dar prosseguimento à implantação do centro de convergência, incentivando a articulação entre as áreas de conhecimento;
» criar institutos virtuais de pesquisa, pontencializando a pesquisa inter e transdisciplinar;
» ampliar as atividades de extensão, fortalecendo suas dimensões acadêmica e de diálogo com a sociedade, expandindo a abrangência das redes interdisciplinares e interinstitucionais;
» mobilizar esforços para assegurar uma oferta diversificada de atividades de extensão de interesse social, possibilitando a integralização de créditos curriculares pelos estudantes de graduação e de pós-graduação;
» fortalecer a política de avaliação da extensão universitária, ampliando seu reconhecimento como dimensão acadêmica e instituindo espaços participativos que contemplem as comunidades externas;
» ampliar e qualificar o fomento a atividades de extensão junto a coletivos sociais diversos e em atendimento a políticas públicas;
» fortalecer a política de divulgação científica, em articulação com órgãos e associações de divulgação de ciência e tecnologia e com setores da educação básica, ampliando o alcance e a visibilidade da produção acadêmica da UFMG, estimulando projetos de ciência cidadã e de tecnologias solidárias;
» fortalecer a política de museus e espaços de ciência e cultura da UFMG, articulada à política de cultura da instituição e com foco na formação de estudantes e interação com a educação básica e com a sociedade;
» implementar o Plano de Cultura da UFMG, elaborado a partir de amplo debate com a comunidade acadêmica;
» fortalecer as ações culturais, articulando de forma transversal os vários espaços de cultura e os projetos, integrando-os às atividades formativas da instituição;
» formular um planejamento integrado das ações culturais da UFMG, com base nas informações obtidas por meio do projeto de Mapeamento Cultural;
» expandir a visibilidade e a efetividade da política de direitos humanos e ações afirmativas, criando condições para o estabelecimento efetivo de uma cultura da cidadania na vida cotidiana da comunidade universitária;
» ampliar as dimensões das ações de internacionalização, abrangendo a internacionalização em casa, a proficiência linguística, a oferta de disciplinas em língua estrangeira, a qualificação de servidores para a gestão do processo de internacionalização e as ações de acolhimento;
» ampliar o reconhecimento das empresas juniores, incentivando o protagonismo estudantil e o empreendedorismo para o desenvolvimento social;
» protagonizar a integração da produção do conhecimento acadêmico com o ambiente de empresas incubadas, startups, aceleradoras e o parque tecnológico, criando uma trilha de inovação e empreendedorismo desde a graduação, envolvendo todas as áreas do conhecimento;
» estimular a inovação e a transferência de tecnologia, criando um ambiente de sinergia entre a universidade, o poder público e a sociedade civil;
» desenvolver estudos para a expansão das atividades de ensino,pesquisa e extensão da UFMG na área da Fazenda de Pedro Leopoldo;
» estimular maior interação com o Hospital das Clínicas da UFMG, bem como o Hospital Risoleta Tolentino Neves, articulando formas institucionais de valorização da atividade docente, de pesquisa e extensão;
» ampliar a política de avaliação institucional, reconhecendo e respeitando a diversidade e garantindo a necessária coesão institucional e a execução compartilhada, transparente e democrática dos processos avaliativos;
» estabelecer ações para acompanhar diversos indicadores institucionais para subsidiar um planejamento estratégico da Instituição baseado em dados, indicadores e monitoramento continuado.
Políticas para servidores docentes e técnico-administrativos em educação
» promover ações para a valorização da docência, incluindo ampliação dos processos de formação didático-pedagógica, fortalecimento e ampliação das políticas de fomento para projetos de ensino-aprendizagem;
» fortalecer a política de formação inicial de professores articulada à formação continuada por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
» incrementar políticas que contemplem a diversidade dos perfis de atuação docente, com o reconhecimento e a valorização de suas atividades, buscando expandir a excelência e a relevância acadêmicas em todas suas dimensões;
» promover discussões visando à adequação do Plano de Desenvolvimento de Pessoal Docente aos normativos legais vigentes e o pleno reconhecimento e valorização da excelência e relevância acadêmica dos diferentes perfis de atuação docente;
» buscar continuamente modelos e práticas de gestão de pessoas que possibilitem que as atividades-meio potencializem a realização das atividades-fim, contribuindo efetivamente para o
cumprimento da missão da UFMG;
» rediscutir os indicadores de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão na planilha de alocação de vagas docentes;
» expandir as possibilidades de desenvolvimento profissional e de qualificação dos servidores técnico-administrativos em educação;
» consolidar a política de desenvolvimento dos servidores técnicoadministrativos em educação, tendo como pilares o alcance dos objetivos institucionais e, simultaneamente, a atenção aos objetivos pessoais desses servidores, favorecendo o alinhamento de talentos e de competências com as necessidades organizacionais;
» pautar a discussão sobre o trabalho administrativo, com a ampla participação da comunidade no processo de elaboração de uma regulamentação, de acordo com as necessidades institucionais e em consonância com a legislação vigente;
» executar, no contexto do retorno às atividades presenciais, um levantamento diagnóstico da questão da saúde mental na comunidade universitária, para subsidiar a proposição de ações emergenciais;
» prosseguir na criação do Programa Universidade Acolhedora e atuar para a institucionalização dos núcleos de acolhimento e escuta nas unidades acadêmicas, no contexto da política de
saúde mental da UFMG.
Políticas de acesso, assistência estudantil e permanência
» avaliar e aperfeiçoar as políticas de democratização, acesso e
permanência da UFMG;
» defender a continuidade da destinação de recursos à política de assistência estudantil, com a consolidação e ampliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil, inclusive para alunos de pós-graduação;
» ampliar os espaços de diálogo com o corpo discente, mantendo contato permanente com entidades e coletivos estudantis;
» estimular a criação de espaços para o protagonismo estudantil, incentivando a participação dos estudantes na proposição de ações estratégicas para o aprimoramento de sua formação cidadã e acadêmica que considerem o respeito à diversidade e fortaleçam a inclusão social;
» fortalecer a política de acessibilidade visando assegurar a inclusão de pessoas com deficiência na vida acadêmica e profissional da universidade.
Gestão orçamentária e administrativa
» defender a sustentabilidade orçamentária da UFMG;
» trabalhar na defesa de um projeto de autonomia universitária de dimensão nacional que garanta os recursos financeiros e os instrumentos adequados para o avanço das IFES, de modo a promover o pleno desenvolvimento do sistema federal de ensino superior em patamares crescentes de qualidade e relevância;
» atuar para reverter as medidas de redução do orçamento das universidades, da educação e da ciência e tecnologia, bem como para recuperar o valor real dos recursos orçamentários da UFMG;
» prosseguir na busca por obtenção de recursos financeiros que viabilizem a conclusão das obras de expansão da Universidade, bem como a reforma das demais unidades e os novos projetos necessários à ampliação da infraestrutura dos campi da UFMG;
» planejar reconfigurações para que os campi da UFMG, a partir da retomada das atividades presenciais, se convertam em espaços que propiciem cada vez mais encontros, interações e confluências;
» programar ações de esporte e lazer, estimulando a apropriação dos espaços da UFMG e do Centro Esportivo Universitário pela comunidade acadêmica;
» atualizar o Plano Diretor dos campi da UFMG, com base nos trabalhos da comissão instalada para esse fim e em discussões com a comunidade, planejando e mapeando as necessidades das unidades e órgãos para atendimento em médio e longo prazos;
» fortalecer a política institucional de organização da vida nos campi, em consonância com metas de desenvolvimento sustentável, garantindo espaço adequado e inclusivo para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.