Aquecer o inverno

Prestígio em alta

UFMG está entre as dez universidades de melhor reputação na América Latina, segundo ranking da THE

Ranking de reputação acadêmica publicado, no último dia 26, pela Times Higher Education (THE) classifica a UFMG como a nona universidade mais prestigiada da América Latina. Das 10 instituições mais bem colocadas, cinco são brasileiras. Também foram relacionadas a USP (1ª posição), a Unicamp (3ª), a UFRJ (5ª) e a Unifesp (6ª).

É a primeira vez que a THE – que há cerca de 40 anos desenvolve estudos de avaliação do ensino superior em escala global – publica levantamento realizado na América Latina. O ranking baseou-se em pesquisa com mais de 10 mil acadêmicos de todo o mundo.

O editor da THE, Phil Baty, informou que mais detalhes do trabalho serão revelados aos dirigentes de universidades latino-americanas durante The Latin America Universities Summit, evento agendado para julho, na Universidade Antonio Nariño, em Bogotá, Colômbia. Na ocasião, serão apresentados dados sobre o desempenho de 50 universidades de ponta na região com base em critérios como ensino, pesquisa, relação com a indústria e grau de internacionalização.

“Nessa conferência inaugural, vamos lançar uma classificação com ampla gama de indicadores, mas o mais importante é que daremos início a uma consulta com líderes universitários para construir um modelo de avaliação que levará em conta a missão e as prioridades das universidades da região”, disse Baty.

Para o editor da THE, o resultado do estudo indica que há uma quantidade considerável de países representados na elite universitária da região. “Instituições de Brasil, México, Argentina, Chile e Colômbia são líderes no continente”, observou ele, acrescentando que os dados sugerem que existe “concorrência saudável e positiva entre as instituições, o que deve ajudar a impulsionar a qualidade do ensino superior nesses países”.

Conheça as 10 universidades mais bem posicionadas

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Autônoma do México

3. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)