Arca vazia

Viver a UFMG

Pró-reitoria de Assuntos Estudantis instala posto de atendimento na Praça de Serviços para esclarecer dúvidas da comunidade acadêmica

Como faço para pegar a carteirinha unificada? Como acesso o portal MinhaUfmg? Essas são algumas das questões que vêm sendo respondidas pela equipe da Tenda Viver UFMG, instalada na Praça de Serviços. Até 31 de março, das 7h30 às 20h30, além dos calouros, veteranos e servidores da Universidade também podem tirar suas dúvidas sobre diversos aspectos da estrutura e da rotina de funcionamento da instituição.

Informações são repassadas de modo informal na Praça de Serviços
Informações são repassadas de modo informal na Praça de Serviços Carol Prado/UFMG

De acordo com a diretora de Políticas de Apoio Acadêmico da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Márcia Lousada, que coordena as ações de recepção aos novos alunos, a iniciativa busca estimular a curiosidade e desenvolver a afetividade da comunidade acadêmica em relação aos espaços da Universidade. O grupo liderado por ela montou um ambiente de convivência com cadeiras de praia no qual os calouros podem compartilhar experiências ou dificuldades. “Esse espaço foi criado para que sejam repassadas informações mais elaboradas, de modo informal, em forma de bate-papo”, conta a professora.

As equipes responsáveis por tirar as dúvidas do público são formadas por estudantes do curso de Turismo. Iessa Machado admite que também desconhecia muitos detalhes sobre a UFMG. “Descobri, por exemplo, que um livro emprestado pode ser devolvido em qualquer biblioteca”, disse. “Se há alguma questão que não sabemos responder, anotamos o contato da pessoa para enviarmos, por e-mail, a reposta o mais rapidamente possível”, garante Lígia Soares, aluna do oitavo período. Para Melinda Teixeira, outra integrante da tenda, o trabalho do grupo vai além de repassar informação. “Aqui também transmitimos nossas vivências pessoais, inclusive de quando éramos calouras”.