Arquivo Brasil

Do corpo à paisagem

UFMG prepara programação especial para a 14ª Semana Nacional de Museus

Dez espaços que compõem a Rede de Museu e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG vão participar, de 16 a 22 de maio, da **14ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A participação da Universidade envolverá o Acervo de Escritores Mineiros, o Centro Cultural UFMG,  os centros de memória da Farmácia e da Medicina, o Centro de Referência em Cartografia Histórica, o Espaço do Conhecimento e os museus de Ciências Morfológicas (MCM),  de História Natural e Jardim Botânico, Itinerante Ponto UFMG e Casa Padre Toledo, em Tiradentes.

O Museu de Ciências Morfológicas, que participou de todas as edições anteriores, vai inaugurar a exposição O dizer à flor da pele – o corpo humano como substrato das paisagens simbólicas. A mostra promove uma reflexão, tanto em perspectiva histórica quanto contemporânea, sobre a aplicação de tatuagens e adereços no corpo. “Procuramos oferecer uma expografia atraente, mas, acima de tudo, informativa e reflexiva sobre o impacto que essas interferências podem trazer ao corpo para além de uma expressão estética”, analisa a diretora do Museu, Gleydes Gambogi Parreira, professora do Departamento de Morfologia do ICB e diretora do MCM. A exposição ficará aberta de 17 a 20 de maio, na sede do Museu, no campus Pampulha. 

O Centro de Memória da Medicina (Cememor) vai resgatar a história do grego Hipócrates, considerado o pai da Medicina. O grande destaque fica por conta da exposição de uma obra rara, Hippocratis coi medicorum omnium facile principis opera, datada de 1619. Ela foi restaurada pela bibliotecária da UFMG Diná Araújo,  integrante do Programa Memória do Mundo, da Unesco. 

Reprodução do ambiente de trabalho de Cyro dos Anjos, no Acervo de Escritores Mineiros
Reprodução do ambiente de trabalho de Cyro dos Anjos, no Acervo de Escritores Mineiros Foca Lisboa / UFMG

O acervo do Cememor é formado por obras raras, documentos institucionais, multimídia, instrumentos cirúrgicos antigos, equipamentos médicos e referências a estudantes ilustres que passaram pela Faculdade de Medicina, como Juscelino Kubitschek, Pedro Salles e Pedro Nava. “E tudo aberto à visitação pública”, salienta o professor Luciano Amedee Peret Filho, coordenador do Cememor. A exposição sobre a obra de Hipócrates pode ser visitada até 31 de maio, na Faculdade de Medicina, campus Saúde. 

A atração do Centro de Memória é a exposição Drummond: o poeta farmacêutico, com documentos, provas, fotografias e itens que ilustram a vida de estudante do poeta Carlos Drummond de Andrade e a influência do curso de Farmácia em sua obra. O acervo poderá ser visitado, de 16 a 20 de maio, na Faculdade de Farmácia, no campus Pampulha. 

O Acervo de Escritores Mineiros também elaborou programação especial. No dia 18, haverá visita guiada, das 9h às 17h, e palestra sobre a criação do Acervo, vinculado ao Centro de Estudos Literários e Culturais da Faculdade de Letras (Fale). Trata-se de espaço permanente de exposição e pesquisa interdisciplinar  sobre a obra e memória de importantes nomes da literatura nacional. Abriga acervos, coleções de livros, documentos e objetos de Fernando Sabino, Cyro dos Anjos, Abgar Renault, Henriqueta Lisboa, Lúcia Machado de Almeida, Murilo Rubião, entre outros, doados à UFMG por seus familiares e herdeiros. O Acervo fica na Avenida Antônio Carlos, 6.627, no 3º andar da Biblioteca Universitária, campus Pampulha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-6079. 

Em Tiradentes

A programação da 14ª Semana Nacional de Museus também se estende ao campus cultural de Tiradentes. O Museu Casa Padre Toledo receberá a exposição Minas: uma paisagem, exibirá o documentário Tiradentes sob óticas, que retrata processos de turismo na cidade, e abrigará as oficinas Deriva sonora, para as quais foram concebidos capacetes que atuam como dispositivos de escuta, filtrando e alterando a relação com os sons ambientais. O Museu fica na rua Padre Toledo, 190. 

A programação está disponível no site.

* Bolsista de Jornalismo da Pró-reitoria de Extensão

** Em todo o país serão realizadas cerca de 3.700 atividades especiais em 1.236 museus e espaços de ciência e cultura. O tema deste ano é Museus e Paisagens Culturais. 

Lucas Senra*