Emenda do atraso

Para trabalhar melhor

Com oficinas e mesa temática, Semana do Servidor focaliza processos que deverão resultar em política de movimentação e lotação de pessoal

.
. Criação Cedecom

Processos de trabalho, estilo de gestão e relações interpessoais são os temas de maior interesse na rotina profissional dos servidores técnicos e administrativos da UFMG, de acordo com sondagem realizada pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH). Essa percepção guiou as ações que culminam com a mesa temática Processos de trabalho na educação superior e seus desdobramentos, que abre a Semana do Servidor nesta segunda-feira, 24, no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, e na manhã seguinte, na Reitoria, campus Pampulha.

“Na programação da Semana, serão abordados os desdobramentos de discussões realizadas nos dois últimos meses, em 20 oficinas de distintas áreas”, explica a pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Leonor Gonçalves. O processo segue após o evento, já que o intuito é organizar trabalho em rede, por área de conhecimento, e encontros periódicos de grupos afins. “Temos buscado, considerando o olhar do trabalhador, identificar práticas individuais com repercussão coletiva, para favorecer o desenvolvimento de uma política de recursos humanos nos aspectos de movimentação, remoção e lotação dos servidores nos diversos ambientes”, esclarece Leonor.

Segundo ela, as oficinas envolveram servidores de áreas específicas, como seções de pessoal, compras e contabilidade das unidades acadêmicas. Setores das unidades administrativas serão contemplados neste semestre. A intenção é ouvir do trabalhador o que é a atividade típica do cargo e quais as habilidades, competências e capacitações necessárias ao exercício de cada tipo de função. “O resultado será apresentado e discutido na Semana, retornando depois à Pró-reitoria para os encaminhamentos práticos”, explica a pró-reitora adjunta.

Com base nesse conhecimento, é possível propor soluções mais adequadas ao exercício profissional, pois, como enfatiza Leonor Gonçalves, “o trabalho em rede retira o servidor do isolamento”, ao possibilitar o compartilhamento de práticas e rotinas. Outro aspecto positivo do levantamento é a capacidade de fixar os servidores em ambientes mais adequados às suas competências. “A Universidade recebe, em média, 200 novos trabalhadores por ano, e, ao reconhecer as habilidades individuais, é possível fazer uma lotação mais adequada dessa força de trabalho”, avalia.

Lazer, cultura e saúde

Com programação também no campus Saúde, nas unidades acadêmicas na região central de Belo Horizonte e na Estação Ecológica, a Semana inclui atividades esportivas e culturais, corrida rústica, caminhada ecológica, rua de lazer, blitz da saúde em parceria com a Caixa de Assistência à Universidade (Casu), workshop sobre educação financeira e orçamento familiar, diálogo sobre cooperativismo, orientação nutricional, curso sobre saúde e segurança no trabalho e oficina de automaquiagem. O Quarta Doze e Trinta do dia 26 será integrado à programação da Semana do Servidor, com o show Trip Lunar e Homem de Laboratório, apresentado pela banda do professor Eduardo (Duzão) Mortimer, da Faculdade de Educação.

Também haverá oficinas de lançamento de protocolos de fluxo de acidente em serviço, fluxo de acidentes perfurocortantes, por exposição a material biológico, introdução à biossegurança e de uso racional de medicamentos. Cada protocolo orienta quanto a procedimentos e percursos específicos em cada local, para atendimento de toda a comunidade acadêmica, incluindo alunos e pessoas que circulem pelos campi. Segundo Leonor, o protocolo difere de acordo com o local: no campus Saúde, por exemplo, a retaguarda de atendimento é feita no Hospital das Clínicas, enquanto no campus Pampulha deve-se recorrer ao Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast). O material especifica em quais circunstâncias o Dast deve ser procurado e as situações em que se deve acionar diretamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192, ou outras unidades de atendimento especializadas.

No encerramento da Semana, dia 28, no Centro Esportivo Universitário (CEU), serão realizadas as finais dos campeonatos de ­futsal e peteca, apresentações culturais – Dança Sênior, Grupo de Ciranda de Minas e duas bandas –, piquenique comunitário, oficinas de slackline, exercícios de alongamento, de colorir-desenhar-pintar, brincadeiras, futebol de sabão, automaquiagem, dança de forró, minitênis e pilates.

Ana Rita Araújo