Entre aromas e sabores

Acontece

RESOLUÇÃO COMPLEMENTAR Nº 02/2016, DE 27 DE SETEMBRO DE 2016

Cria o Laboratório de Aquacultura (LAQUA), como Órgão Complementar vinculado à Escola de Veterinária da UFMG. 

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, considerando a proposta da Congregação da Escola de Veterinária e o Parecer no 16/2016 da Comissão de Legislação sobre a matéria, resolve:

Art. 1º Criar o Laboratório de Aquacultura (LAQUA), como Órgão Complementar vinculado à Escola de Veterinária da UFMG.
Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário.
Art. 3º A presente Resolução entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Informativo da UFMG.

(Professor Jaime Arturo Ramírez - Presidente do Conselho Universitário)

RESOLUÇÃO No 16/2016, DE 27 DE SETEMBRO DE 2016

Aprova a criação do Curso de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF), de interesse da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA -UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, considerando ser a UFMG uma Instituição Associada integrante da Rede Nacional de Instituições de Ensino Superior do PROEF; considerando ainda a decisão tomada em 09 de agosto de 2016 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão-CEPE, bem como o Parecer da Comissão de Legislação no 18/2016, resolve:

Art. 1o Aprovar a criação do Curso de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional-PROEF, de interesse da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (Processo no 23072.019611/2016-59).
Art. 2o A presente Resolução entra em vigor nesta data.

(Professor Jaime Arturo Ramírez - Presidente do Conselho Universitário)

Criotécnicas

Equipamento para congelamento em alta pressão
Equipamento para congelamento em alta pressão Centro de Microscopia

O preparo e a análise de amostras congeladas em microscopia eletrônica serão objeto de palestras e de sessões práticas, no campus Pampulha, de 24 a 28 deste mês. Com participação gratuita e aberta a todos os interessados, do Brasil e do exterior, o Workshop on cryotechniques for -electron microscopy recebe inscrições até o próximo dia 20, pelo site.

No evento, as criotécnicas serão abordadas por sete pesquisadores – Bruno Humbel (Suíça), Danièle Spenhner (França), Jani Seitsonen (Finlândia), Jeanne Ayache (França), Roland Fleck (Reino Unido) e os brasileiros Kildare Miranda (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Rodrigo Portugal (Centro Nacional de Pesquisas em Energias e Materiais).

“Estamos trazendo pesquisadores com expertise na área, para ensinar não apenas os protocolos de preparação de amostras, mas também as especificidades de operação de cada equipamento e os cuidados na observação de imagens”, explica a professora Elizabeth Ribeiro, coordenadora da Rede de Microscopia e Microanálise de Minas Gerais (RMic), que promove o evento.

Segundo ela, as criotécnicas são utilizadas tanto na área de ciências da vida quanto na de ciência de materiais, nos casos em que o congelamento de amostras é necessário para a preservação e estabilização da estrutura e sua visualização adequada no microscópio eletrônico. 

Viagem ao sertão

O cientista político Fernando Massote lança no próximo dia 20, às 19h, na Casa do Jornalista, em Belo Horizonte, o livro Viagem ao sertão e outras memórias. Por meio das próprias memórias, o professor aposentado do Departamento de Ciência Política aborda aspectos do processo histórico nacional e internacional desde o fim do século 19 até a atualidade. 

Fernando Massote estudou na Université Catolique de Louvain (Bélgica) e fez doutorado em Ciências Políticas na Universitá Degli Studi di Urbino (Itália), onde -defendeu a tese A explosão social do sertão de Canudos. Também é autor de A história pela metade: cenários de política contemporânea.

Seminário anual do Ieat

No próximo dia 21, o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) realiza seu seminário anual, com palestras e apresentação de resultados de projetos desenvolvidos no programa Professores Residentes. O evento terá início às 9h, no auditório Álvaro Apocalypse, da Escola de Belas Artes, campus Pampulha.

No período da manhã, o professor Norberto Garcia Cairasco (USP), membro do Comitê Científico Ieat, discutirá o tema Ciência, arte, educação e sociedade. Em seguida, Britaldo Silveira Soares Filho, do Departamento de Cartografia da UFMG, fará a palestra Ciência em apoio a políticas públicas. À tarde, os professores residentes Eduardo de Campos Valadares (ICEx), Georg Otte (Fale), Maria do Carmo de Freitas Veneroso (EBA), Renan Springer de Freitas (Fafich) e Stéphane Huchet (Arquitetura) apresentarão resultados de seus projetos.

O evento é aberto ao público, mediante inscrições pela página do seminário. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4123 e pelo e-mail info@ieat.ufmg.br.