Gente nova no pedaço

Diplomas estrangeiros
Até 16 de abril, será possível fazer inscrições para o processo de reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu emitidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. O processo pode incluir diplomados por instituições legalmente constituídas para a outorga de diplomas de mestrado ou doutorado, desde que as condições estabelecidas no edital sejam cumpridas.

Os requerentes deverão acessar o Sistema Nacional de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas pela Plataforma Carolina Bori, atentando para a existência, na UFMG, de curso de mesmo nível ou área equivalente ao diploma que pretende reconhecer – informação que pode ser consultada neste link.

Outras informações podem ser obtidas no setor de reconhecimento de diplomas da Pró-reitoria de Pós-graduação pelo telefone (31) 3409-4044 ou pelo e-mail info@prpg.ufmg.br.

Extensão e tecnologias
Nos dias 6 e 7 de março, as práticas extensionistas associadas à EaD ou que utilizam recursos da modalidade serão discutidas na segunda edição do Colóquio Nacional de Extensão na Educação a Distância (Conexed), que será sediado na Escola de Belas Artes, campus Pampulha.

As inscrições deverão ser feitas até 28 de fevereiro, na página da Fundep. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail extensao@caed.ufmg.br e pelo telefone (31) 3409-3914.

De 21 a 23, os novos recursos para a EaD serão discutidos no simpósio Tecnologias e Educação a Distância no Ensino ­Superior, promovido pela UFMG em parceria com a Ufop e a Uemg. O evento, que será realizado na Faculdade de Educação, vai problematizar o uso de tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem na educação presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação. As inscrições de ouvintes terminam em 10 de março. Informações podem ser solicitadas pelo e-mail submissoes.simposio@gmail.com.

Letra A

Capa da nova edição do Letra A Reprodução

A divisão em ciclos na educação ­básica e a consolidação do processo de alfabetização são abordadas na reportagem principal da nova edição do jornal Letra A, publicação do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da UFMG. O jornal é destinado a alfabetizadores, gestores da educação e outros profissionais envolvidos com o ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras.

A edição também apresenta entrevista com Maria da Graça Costa Val, pesquisadora do Ceale e docente aposentada da Faculdade de Letras da UFMG, que fala sobre as habilidades de leitura e escrita que precisam ser desenvolvidas tanto na alfabetização quanto nas séries seguintes. Paulo Freire e Frida Kahlo, que ilustram a capa da edição, aparecem em diferentes pautas. A edição 49 do Letra A está disponível no Portal do Ceale.

Ensino de espanhol
Estará aberto, até 28 de fevereiro, o prazo de inscrições de resumos para a 12ª edição do Encontro de Profissionais de Espanhol de Minas Gerais, para o 7º Seminário da Apemg e para o 1º Encontro de Professores de Espanhol do Sudeste.

Os eventos, que serão realizados na Faculdade de Letras da UFMG, nos dias 18 e 19 de maio, buscam articular diferentes propostas teóricas e práticas na área do ensino de língua espanhola, discutir políticas públicas e fortalecer os grupos de pesquisa e os projetos desenvolvidos na pós-graduação.

As inscrições para ouvintes terão início em março. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail encuentroapemg@gmail.com ou na Página do Evento.

Estudos portugueses
Até 30 de maio, a Revista do Centro de Estudos Portugueses, da Faculdade de Letras da UFMG (Fale), receberá artigos e resenhas para compor a edição do primeiro semestre de 2018, com dossiê sobre a obra de Mário Cláudio, pseudônimo do escritor português Rui Manuel Pinto Barbot Costa. Nascido no Porto, em 1941, ele é autor de mais de 30 obras de ficção – como Amadeo, de 1984 –, de nove livros de poesia e trabalhos no teatro, na literatura infantil e ensaio.

A publicação é uma das poucas no Brasil destinadas a fomentar a produção teórica, crítica e ensaística na área de literatura portuguesa. Criada em 1979, a revista do Centro de Estudos Portugueses é o mais antigo periódico em atividade da Fale. Os trabalhos devem ser encaminhados para a comissão editorial pelo e-mail periodicosfaleufmg@gmail.com. As normas de submissão estão disponíveis no site da Revista.