Guinada conservadora

Filosofia na praça
Como saber que o real é real? Essa indagação vai permear os quatro módulos da nova edição do projeto de extensão Filosofia na Praça – cursos temáticos, ­abertos à comunidade, que estimulam reflexões sobre questões relevantes da cultura contemporânea. Sob o tema O real como questão filosófica, serão ofertados módulos independentes ministrados por professores da UFMG e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

O curso será realizado sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21h10, de 22 de agosto a 5 de dezembro, no ­Espaço do ­Conhecimento UFMG, Praça da Liberdade. Serão abordados os temas Real e realidade em filosofia e psicanálise, Percepção e realidade, O real na poesia e Realidade e física quântica.

As inscrições podem ser feitas tanto em módulos separados quanto no curso completo, pela internet ou presencialmente, no posto da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), na Praça de Serviços do campus Pampulha. Mais informações estão disponíveis no site do curso de ­Filosofia.

Meio ambiente
Quase três anos após o rompimento da barragem da Samarco, em Bento ­Rodrigues, que provocou o despejo de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos no solo e nas águas, as formas de ação humana no meio ambiente continuam suscitando reflexões sobre modelos produtivos mais responsáveis. De 29 de setembro a 5 de outubro, o Instituto de Geociências (IGC), no campus Pampulha, sediará o 5º Simpósio de Intervenção Responsável no Meio Ambiente – desafio das geociências na gestão do espaço antropogênico.

Durante o evento, será realizada a primeira reunião da equipe brasileira da rede GOAL, formada por geocientistas que mantêm parcerias com pesquisadores da América Latina para o desenvolvimento de pesquisas e de ações que visam à relação sustentável do homem com o meio ­ambiente. As inscrições para submissão de trabalhos estão abertas até 31 de agosto. Mais informações sobre o Simpósio podem ser obtidas na internet

Mídias textuais
Com foco no debate sobre mídias textuais, o Centro de Comunicação (Cedecom) realiza, na próxima segunda-feira, 20, no campus Pampulha, o 2º Colóquio Universidade e Comunicação Pública. O objetivo desta edição é discutir o papel e o alcance das mídias impressas institucionais da UFMG em um cenário em que a convergência de canais, de formatos e de linguagens altera a produção comunicacional e a própria estratégia das organizações.

Capas de edições recentes do BOLETIM, que circula ininterruptamente há 45 anos
Capas de edições recentes do BOLETIM, que circula ininterruptamente há 45 anos Foca Lisboa/UFMG

De acordo com o jornalista Marcílio Lana, coordenador executivo do Cedecom, a discussão se faz necessária também em razão dos novos hábitos de consumo de informação, evidenciados na Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, em que 26% dos entrevistados citaram a internet como sua principal fonte de informação.

O mesmo levantamento mostra que a TV lidera a preferência dos entrevistados, com 63%. Só 3% citaram os jornais impressos, e nenhum entrevistado mencionou as revistas. Entre os que se informam pela internet, 50% acessam os sites diariamente, e 91% o fazem pelo celular. O custo de impressão e a preocupação com a sustentabilidade contribuem para a chamada crise dos veículos impressos.

Responsável pela edição do BOLETIM, veículo impresso semanal que circula ininterruptamente há 45 anos, o Cedecom traz ao debate temas como O lugar do texto na comunicação institucional e pública, O caminho é o digital? e Jornalismo científico: o texto passado em revista. No Colóquio, será lançado o livro Inversão de papel, do jornalista Alexandre Lenzi, que será um dos debatedores. Mais informações sobre o Colóquio podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4393.

Revista Ágora
Está aberto, até 15 de setembro, o período para submissão de artigos científicos, ensaios, relatos de experiências e resenhas para compor a terceira edição da Revista Ágora, editada pela Diretoria de Governança Informacional (DGI). Acesso público à informação, transparência, liberdade de expressão, proteção de dados pessoais e direito ao esquecimento digital são algumas das abordagens esperadas.

As normas de submissão de trabalhos estão disponíveis no site da revista. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail revistaagora@dgi.ufmg.br. De periodicidade semestral, a Revista Ágora reúne trabalhos sobre temas relacionados a políticas públicas, comunicação social e governança informacional.

Retórica
Pesquisadores de 14 países que atuam nas áreas de análise do discurso, teorias da argumentação e linguística participam, na próxima semana, da quarta edição das Jornadas da Associação Latino-americana de Retórica (ALR) e do 5º Congresso Brasileiro de Retórica. O evento, aberto ao público, terá atividades nos dias 20, 21, 23 e 24, nos auditórios da Reitoria, da Escola de Música e da Faculdade de Letras (Fale), e um TouRetórico em Ouro Preto. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

O Congresso terá apresentações em português, espanhol, inglês, francês e italiano, abordando temas que vão da filosofia antiga a questões pós-modernas. As 164 comunicações paralelas inscritas relacionam a retórica a temas como arquitetura, artes visuais, direito, história, literatura, música e religião.