Impulso à proficiência

Enade
Estudantes com previsão de colar grau no período de 31 de agosto deste ano a julho de 2019 devem procurar os colegiados de seus cursos, até o próximo dia 29, para conferir sua inscrição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018. Devem participar do Exame graduandos das áreas de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Turismo.

A realização do Enade é procedimento obrigatório para os cursos de graduação e indispensável para a colação de grau. A realização da prova e o preenchimento do Questionário do Estudante são imprescindíveis para a conclusão do curso. Os resultados do Enade, aliados às respostas do questionário, compõem o resultado da avaliação de desempenho do estudante e serve para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Perfil dos graduandos

Pesquisa delineará panorama do corpo discente
Pesquisa delineará panorama do corpo discente Bruna Brandão/UFMG

Foi estendido, até 30 de junho, o prazo para que estudantes das universidades federais de todo o Brasil respondam à 5ª Pesquisa Nacional de Perfil dos Graduandos das Ifes. Realizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace), o levantamento visa delinear um panorama do corpo discente das instituições a fim de gerar subsídios para a elaboração de políticas destinadas a atender demandas em áreas como a assistência estudantil.

Na UFMG, o trabalho é coordenado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. O pró-reitor Tarcísio Mauro Vago conta que a última edição da pesquisa, realizada em 2013, foi essencial para perceber a reconfiguração do corpo discente, motivada pelas novas políticas de acesso às universidades públicas. “Precisamos conhecer com profundidade o impacto dessas políticas e quem são os estudantes da UFMG, para elaborarmos ações mais pertinentes para a sua permanência nos cursos até a sua conclusão”, destaca.
O questionário está disponível no site da Prae.

Apoio a eventos
Está aberto, até 10 de agosto, o período para submissão de propostas de eventos acadêmicos nas diferentes áreas do conhecimento que serão realizados de setembro a dezembro deste ano. As inscrições ao edital do Programa de Apoio Integrado a Eventos (Paie) devem ser realizadas exclusivamente por meio do Sistema de Fomento da Extensão.

Cada proponente pode pleitear até R$ 4 mil. Entre os itens financiáveis estão material de divulgação e de consumo, diárias e passagens para convidado externo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-3215 e no edital.

Mantido pelas pró-reitorias acadêmicas, o Paie apoia eventos que considerem o caráter de indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa. Os eventos deverão ser realizados no âmbito da UFMG ou no estado de Minas Gerais, com equipe executora composta de, no mínimo, dois terços de pessoas vinculadas à Universidade, sejam docentes, servidores técnico-administrativos em educação ou estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação da instituição.