Inteligência para fiscalizar

Dança
O 14° Seminário Internacional ­Concepções Contemporâneas em Dança tem inscrições abertas para submissão de trabalhos. O evento, que será realizado de 3 a 6 de julho, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, tem como tema Arte, linguagem, educação, sociedade e ciências da dança.

Palestras, fóruns, mesas-redondas, oficinas, mostras de dança e videodança, exposição de pôsteres e apresentações de grupos temáticos compõem a programação do evento, promovido pelo Programa de Dança Experimental (Prodaex) e pelo grupo de pesquisa Concepções Contemporâneas em Dança (CCODA). As submissões de trabalhos encerram-se no dia 4 de junho. A ficha de inscrição e demais informações estão disponíveis no site do evento.

Preguiça e rastros

Performances são realizadas diariamente
Performances são realizadas diariamente Divulgação

A Galeria da Escola de Belas Artes, no campus Pampulha, recebe, até 25 de maio, a série de performances Preguiça e rastros. A proposta é realizar diariamente, das 9h às 17h, performances ao vivo e interativas, que questionarão a preguiça como atitude ou falta de atitude diante dos processos da vida cotidiana. Como parte do programa dessa exposição, serão realizadas, nos dias 14 e 21 de maio, a partir das 15h, rodas de conversas a respeito da temática e sobre a arte da performance como estratégia de intervenção estética.

O objetivo da ocupação é desenvolver ações diferentes a cada dia e compor, com os resíduos produzidos, instalações que permanecerão em contínua transformação e construção até a desmontagem.

A Galeria da EBA fica aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é franca.

Liberdade de expressão
Em tempos de instabilidade na democracia brasileira, é possível garantir o direito à liberdade de expressão nos mais diversos campos? Essa é uma das questões que vão nortear os debates do Seminário Liberdade de Expressão nas Artes, Educação e Imprensa, que será realizado em 28 de maio, das 9h às 18h, no auditório A 102 do CAD 2.

O evento, que reunirá pesquisadores das áreas de comunicação, direito, ciência política, economia e artes, tem o objetivo de discutir a liberdade de expressão nos campos da arte, da imprensa e da academia.

Entre os convidados, estão o jornalista Franklin Martins, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social no segundo governo Lula, a vereadora de Belo Horizonte Cida Falabella (Psol) e o magistrado Ingo Wolfgang Sarlet, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e professor de Direito do Estado da PUC-RS.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas mediante preenchimento de formulário eletrônico. Será concedida declaração de comparecimento aos participantes que a solicitarem.Outras informações e a programação do seminário podem ser consultadas no site do Ieat

RIOS-NETO na ABC
O professor Eduardo Rios-Neto, aposentado do Departamento de Demografia da ­Faculdade de Ciências Econômicas (Face), tornou-se, no último dia 9, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Ciências Sociais. A cerimônia foi realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Rios-Neto foi eleito na assembleia geral da ABC realizada em dezembro passado, na qual também foram selecionados membros titulares para outras nove áreas, três correspondentes de universidades estrangeiras e membros afiliados em todas as regiões do país, entre eles, o professor Alexander Birbrair, do ICB.

Eduardo Rios-Neto ingressou, em 1980, como professor do Departamento de Demografia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. É doutor em Demografia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), com residência pós-doutoral na Universidade do Texas (Austin). Logo após se aposentar, em junho de 2015, atuou como Professor Lemann, durante um ano e meio, na Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign.

Escambo das artes
Estão abertas, até 25 de maio, as inscrições para interessados da comunidade interna que desejarem participar da primeira edição da Feira e Escambo das Artes da Fafich, marcada para 7 de junho, das 9h às 21h. O evento ocupará a arena, o saguão e a entrada do primeiro andar da Unidade. Os interessados devem preencher formulário. A taxa de inscrição é de R$ 5 e deverá ser paga no dia da feira.

Um dos organizadores, o  professor Renarde Freire Nobre, do Departamento de Sociologia e Antropologia da Fafich, explica que o objetivo é potencializar a exposição de trabalhos artísticos da comunidade da UFMG nas áreas de artes plásticas, poesia, fotografia e artesanato. “Queremos incentivar o escambo. Essa atividade vai possibilitar um dia lúdico com interação, confraternização e conhecimento mútuo entre os participantes”, ressalta.

Mais informações estão disponíveis no Facebook do evento ou podem ser solicitadas pelo e-mail feiraescambodasartes@gmail.com.