Mentes que sofrem

Nome social no Siga

O Centro de Computação (Cecom) acaba de implantar solução definitiva para acesso de estudantes travestis e transexuais, com o nome social, ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), com reflexos também em outros ambientes como o Minha UFMG, o Diário e o Moodle. Até maio, o Cecom efetuava alterações de forma manual, com base em informação do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA). Agora, o registro feito pelo DRCA, que associa nome civil e nome social, é suficiente.

A base de dados de recursos humanos também será adequada, ao longo dos próximos meses, para atender a professores e servidores técnico-administrativos. O uso do nome social no âmbito da UFMG foi aprovado em julho de 2015 pelo Conselho Universitário. O objetivo é assegurar a servidores (docentes e técnico-administrativos), estudantes e outros usuários das unidades e dos campi o reconhecimento – em registros, documentos e atos – dos nomes com os quais se identificam.

Direito internacional

As estudantes Joana de Andrade Pacheco e Letícia Andrade Lopes, da Faculdade de Direito, ganharam o Concours de procès simulé en droit international Charles-Rousseau, a maior competição de direito internacional em língua francesa do mundo. Nos 31 anos de existência do prêmio, esta foi a primeira vez que uma equipe de país não francófono vence a competição. Letícia Lopes também obteve o prêmio de melhor oradora da rodada final.

A edição deste ano foi realizada na Universidade de Havana, em Cuba, e contou com a participação de 26 universidades de países como Alemanha, França, Canadá, Estados Unidos e Argentina.

O concurso se baseia em disputa fictícia perante um tribunal internacional. As equipes devem escrever memoriais de acusação e defesa para, em seguida, participar de arguições orais contra outras universidades. Neste ano, o caso proposto foi sobre um conflito de interesses entre os Estados Unidos e Cuba, perante a Corte Internacional de Justiça, referente à  legalidade de atividades farmacêuticas em Guantánamo.

Sobre o conhecimento

Espaço do Conhecimento UFMG
Espaço do Conhecimento UFMG Luiza Bragança

Professores, alunos e funcionários de todos os cursos e áreas da Universidade estão sendo convidados a contribuir para o aprimoramento da exposição Processaber, do Espaço do Conhecimento UFMG. O museu vai selecionar roteiros para o Teatro da verdade, uma das seções da mostra, em que personagens discutem, em peças curtas de vídeo, aspectos polêmicos do conhecimento. No módulo em cartaz no Espaço, atores representam um filósofo, uma cientista, um estudante e um ativista [foto] que discutem a utilidade do conhecimento – a que e a quem serve.

Os textos devem ter entre 700 e 1.500 palavras, linguagem corriqueira e indicações sobre personagens, posturas e figurinos. As peças terão duração de 5 a 12 minutos. Os roteiros escolhidos serão encenados por alunos e ex-alunos do Teatro Universitário e atores professores da UFMG e gravados nos estúdios da TV UFMG. A exibição terá início em agosto.

As propostas devem ser enviadas até 30 de junho, para o e-mail processaber@gmail.com. Os detalhes estão na chamada pública, disponível no site www.espacodoconhecimento.org.br, seção “Notícias”.

Assistência aos calouros

Calouros que vão ingressar no segundo semestre deste ano já podem solicitar acesso aos programas de assistência estudantil da UFMG, que incluem auxílio-saúde, moradia, alimentação, apoio financeiro e estágios.

Os interessados devem preencher questionário socioeconômico, reunir a documentação solicitada e entregá-la, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no setor de Atendimento da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), localizado na Avenida Antônio Abrahão Caram, 610, bairro São José, ou em sua unidade ao lado do Restaurante Universitário Setorial II, no campus Pampulha. Os documentos também poderão ser enviados pelos Correios.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-8482 e (31) 99102-7431.

Textos e leitura

A Faculdade de Letras oferece 40 vagas para especialização em língua portuguesa que aborda teorias e práticas de ensino de leitura e produção de textos. As matrículas devem ser feitas até sexta-feira, 17 de junho.

A formação é destinada a professores de língua portuguesa e de literatura brasileira da educação básica e do ensino superior e tem o objetivo de contribuir para a prática do ensino-pesquisa, além de desenvolver capacidade de formular estratégias de trabalho relacionadas ao ensino de leitura e de produção de textos.

A inscrição deverá ser feita pelo site da Extensão Universitária, via correio, com prazo de postagem até o dia 17, ou pessoalmente, no posto de atendimento da Fundep,  campus Pampulha. Mais informações sobre a especialização e o processo seletivo podem ser obtidas no mesmo site, onde também se encontra o edital do programa.