#mordeeassopra

Medicamentos na psiquiatria
O Departamento de Farmacologia do ICB oferece, de 24 de setembro a 5 de outubro, o curso de atualização Medicamentos em Doenças Psiquiátricas e Neurodegenerativas, destinado a profissionais e estudantes. A atividade, com 30 horas de duração, será ministrada no Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1), e as inscrições seguem até 20 de setembro.

Serão abordados desde os mecanismos moleculares dos medicamentos usados em doenças psiquiátricas e neurodegenerativas até seus usos terapêuticos na clínica, incluindo aspectos como reações adversas e interações com outros remédios. Alzheimer, Parkinson, Huntington, esclerose múltipla, epilepsia, esquizofrenia e ansiedade são algumas das doenças abordadas.

As aulas serão de segunda a sexta-feira, no período noturno. A programação do curso está disponível na página do Departamento, e as inscrições podem ser feitas no site da Fundep.

Inscrições para o Coltec
O Colégio Técnico da UFMG (Coltec) vai selecionar em breve os estudantes para seus cursos em 2019. Poderão se inscrever alunos formados no ensino fundamental ou regularmente matriculados no último ano. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, de 19 de setembro a 15 de outubro.

São oferecidas 180 vagas, distribuídas nas formações Análises Clínicas, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica e Química. O exame será realizado em 25 de novembro. Serão avaliados conteúdos de língua portuguesa, ciências naturais, matemática, geografia, história geral do Brasil e a leitura do livro Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.

Os estudantes oriundos de escolas públicas poderão optar por se inscrever em uma das modalidades de cotas: renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, negros (pretos ou pardos), indígenas e pessoas com deficiência. Mais informações podem ser encontradas no edital e no site do Coltec.

Química faz bem
O Departamento de ­Química realiza, em 13 de setembro, das 11h às 14h, o evento Química faz bem, na Praça de Serviços, campus Pampulha. A atividade tem o objetivo de mostrar ao público resultados de pesquisas realizadas nessa área na Universidade.

Edição anterior do evento no Museu das Minas e do Metal
Edição anterior do evento no Museu das Minas e do Metal Química faz o bem/Facebook

Serão expostos banners de diferentes temas, e os pesquisadores responderão a perguntas do público. Os estudos apresentados estão agrupados nos temas Química na cerveja (11h30m), Química nos medicamentos (12h), Química nas cenas de crime (12h30m) e Química no meio ambiente (13h). Outras informações estão no Facebook.

Agricultura familiar
Desde o mês passado, todos os restaurantes universitários da UFMG são abastecidos com frutas, legumes e folhosos oriundos da agricultura familiar regional. A parceria, que começou em outubro de 2016, foi reforçada, uma vez que a Cooperativa Metropolitana de Agricultores Familiares de Mateus Leme e Região, na Grande Belo Horizonte, e a Associação dos Produtores Unidos pela Agricultura Familiar, parceira do campus Montes Claros, conseguiram ampliar o número de fornecedores.

Esses produtores agora são capazes de atender integralmente às necessidades dos RUs em relação à quantidade e à variedade dos itens. O Programa de Alimentação, gerenciado pela Fundação Mendes Pimentel (Fump), tem capacidade para servir, nos cinco restaurantes universitários da UFMG, 11.900 refeições diárias, incluindo café da manhã, almoço e jantar.

Bioinformática
O 3º Curso de Verão em Bioinformática, que será realizado de 28 de janeiro a 1º de fevereiro de 2019, recebe pré-inscrições até 10 de setembro.

O objetivo do curso é contribuir para o fortalecimento da comunidade de bioinformatas no Brasil, estimulando os estudantes a se aprofundarem no assunto. A atividade é aberta a alunos de graduação, pós-graduação e profissionais. Cada vez mais empregada nas pesquisas biológicas, a bioinformática combina biologia, ciência da computação, estatística, matemática e engenharia, para manusear, analisar e interpretar resultados.

Palestras e minicursos serão ministrados na Faculdade de Farmácia e nos institutos de Ciências Biológicas e de Ciências Exatas, no campus Pampulha. Mais informações estão disponíveis na página da formação. O curso é oferecido pelo Programa Interunidades de Pós-graduação em Bioinformática da UFMG.

Acolhimento
O 2º Fórum Internacional de Acolhimento e Internacionalização da UFMG ainda recebe inscrições de ouvintes e para apresentações em algumas atividades. Promovido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), o evento será realizado em 10 de outubro, no auditório Carangola da Fafich, campus Pampulha.

As inscrições para ouvintes ficarão abertas até 7 de outubro. Propostas para Comunicação Oral e de PechaKucha, modelo de apresentação no qual as informações são dispostas no formato 20x20cm, devem ser enviadas até 16 de setembro. Na mesma data encerram-se as inscrições para Mostra de Fotografia, Apresentação Artístico/Cultural e Sarau de Poesias. A participação é gratuita e aberta a estudantes, técnicos e docentes.

Para se inscrever em qualquer dessas atividades, é necessário preencher formulário eletrônico. Outras informações estão no edital e no site da DRI.