Na rota do plástico verde

Cirurgia pioneira
Uma mulher com cerca de 50 anos, que apresentava um quadro de embolia pulmonar crônica, foi submetida, no último dia 20, à primeira tromboendarterectomia pulmonar realizada por equipe do Hospital das Clínicas da UFMG.
Pioneiro em Minas Gerais, o procedimento foi acompanhado pelo cirurgião cardiotorácico Fábio Jatene, vice-diretor do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas de São Paulo, e pelo cirurgião torácico Orival de Freitas Filho, também do InCor.

A paciente, cuja embolia desenvolveu-se a partir de uma hipertensão pulmonar, ­reunia todas as condições clínicas para passar pelo procedimento, considerado a primeira indicação de tratamento para a doença. Para realizar o procedimento, os cirurgiões Ricardo Amorim e Cláudio Gelape, do HC, passaram por treinamento, em São Paulo, com a equipe do professor Fábio Jatene no ano passado.

Bolsa permanência
Até 31 de agosto, estudantes de etnias indígenas e quilombolas ainda não beneficiados pelo Programa de Bolsa Permanência (PBP) e matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes) devem se cadastrar para receber o benefício.

O cadastro no Programa, fechado desde o ano passado, foi reaberto no último dia 18, pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições devem ser feitas pelo site do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência. As 2,5 mil bolsas autorizadas para todo o país referem-se apenas ao segundo semestre deste ano.

De acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), desde o início do ano 2,5 mil estudantes indígenas e quilombolas estão sem o benefício. “É com esse recurso que os alunos da Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei), por exemplo, mantêm-se e se deslocam entre as aldeias e para o campus Pampulha, em Belo Horizonte, para atividades que integram o currículo”, alerta a vice-coordenadora do Fiei da UFMG, Shirley Miranda.

Como as inscrições estavam suspensas pelo MEC quando houve o ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no início deste ano, é possível que haja estudantes quilombolas e indígenas sem a bolsa, ainda que façam jus a ela.

Formação continuada
A UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte vão desenvolver, nos próximos 30 meses, extenso programa de formação continuada de professores da rede municipal de educação. A parceria foi formalizada por meio de contrato de prestação de serviços técnicos especializados assinado, no último dia 21, pela reitora Sandra Goulart Almeida e pela secretária municipal de Educação, Ângela Dalben.

Ângela e Sandra assinaram o contrato: parceria vai beneficiar 4,7 mil professores Foca Lisboa/UFMG

Um dos carros-chefes do programa é o curso de especialização lato sensu em educação básica (Laseb), criado em 2006 e que capacitou cerca de 1.200 professores até 2015. A especialização volta a ser ofertada agora com escopo ampliado. Também serão oferecidos  especialização em residência docente, curso de pós-graduação lato sensu em tecnologias digitais e educação, cursos de formação continuada em português instrumental, matemática e leitura, seminários técnicos de imersão, oficinas de formação e um congresso municipal de práticas educacionais.

No total, mais de 12 mil vagas vão beneficiar cerca de 4,7 mil professores. O investimento da Prefeitura chegará a R$ 7,8 milhões. As atividades deverão começar no segundo semestre.

Imunologia e nutrição
A conexão entre imunologia e nutrição e o conhecimento das funcionalidades nutricionais que potencializam o desempenho do organismo e promovem a imunocompetência serão abordados, nos dias 26 e 27 de julho, no campus Pampulha, no evento ImmunoNutri 2018. As inscrições devem ser feitas pela internet

Até 9 de julho, interessados podem submeter resumos de estudos para apresentação oral no evento. Promovido pelo Centro de Biologia Gastrointestinal do ICB, o seminário terá palestras de curta duração sobre temas como sistema imune, alimentação, controle metabólico, microbiota, resposta inflamatória, microscopia, citometria, ciência e modismos.

O ImmunoNutri foi planejado para possibilitar a arrecadação de recursos que serão investidos na compra de insumos, como reagentes e equipamentos básicos, essenciais para a continuidade de pesquisa em doenças hepáticas do Centro de Biologia Gastrointestinal.

Festival de inverno
O 50º Festival de Inverno da UFMG, que será realizado de 20 a 28 de julho, no campus Pampulha e no Conservatório, abriu inscrições para residências artísticas e oficinas. A programação do evento, toda gratuita, inclui conferências, colóquio e atividades de arte e cultura.

As inscrições seguem até 20 de julho, no site do Festival, que também informa sobre toda a programação.

Organizado pela Diretoria de Ação Cultural, o Festival de Inverno tem como tema nesta edição CoExistência: um, dois, nós. A ideia é promover a criação artística como ação transformadora e geradora de conhecimento do indivíduo sobre a relação consigo mesmo, com o próximo e com o espaço e as pessoas em volta. Uma das novidades neste ano é o maior investimento nas residências artísticas, que proporcionarão imersão radical no processo criativo e performático, com atividades durante sete horas diárias, ao longo de oito dias.