África: duas histórias

Bolsas de extensão
A Pró-reitoria de Extensão divulgou edital de fomento de bolsas de extensão para programas e projetos. Até 4 de setembro, servidores docentes e técnico-administrativos poderão submeter propostas e pleitear bolsas para estudantes da graduação nas modalidades PBEXT e PBEXT Ações Afirmativas.

A chamada visa estimular a participação de estudantes, estimular o espírito crítico e contribuir para a formação acadêmica e a atuação profissional, pautadas na cidadania e na função social da educação superior. As bolsas aprovadas terão vigência de março de 2019 a fevereiro de 2020. O edital do PBEXT pode ser consultado nosite da Proex.

Saint-Hilaire
Textos e imagens do livro Viagem ao distrito dos diamantes compõem exposição montada no Instituto Casa da Glória, em Diamantina. A mostra homenageia os 200 anos da passagem do naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire pela região. O botânico integrou os primeiros grupos de cientistas europeus que realizaram pesquisas e explorações no Brasil Colônia, no início do século 19. Ele coletou no território brasileiro mais de 30 mil amostras – 24 mil de espécimes de plantas e seis mil de animais.

A exposição foi organizada em parceria com o Instituto de Geociências (IGC), com a Diretoria de Relações Internacionais e com a Embaixada da França. A exposição pode ser visitada diariamente, das 8h às 18h, até 1º de setembro. A Casa da Glória fica na Rua da Glória, 298, Centro.

Competição de robôs
Estudantes de graduação e dos ensinos médio e técnico, de qualquer instituição, podem participar da quinta edição da Competição de Robôs Autônomos (Cora), que será realizada de 22 a 24 de agosto, na Escola de Engenharia.

Os robôs são construídos, muitas vezes, com partes de brinquedos infantis e materiais recicláveis. Os protótipos devem percorrer uma pista com curvas e pequenos obstáculos. O objetivo do evento, promovido pelo Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica (PETEE), é dar oportunidade de aplicar conceitos adquiridos em sala de aula e de desenvolver criatividade e capacidade para lidar com problemas.

As inscrições poderão ser feitas até 3 de agosto. Mais informações estão disponíveis na página da competição.

Set em exposição
Idealizada e realizada pelo Curso de Museologia da UFMG e pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) de Belo Horizonte, a exposição Minas entre cenas pode ser visitada até 8 de julho, no MIS Cine Santa Tereza. Com ambiência que remete a um set de filmagem, a mostra convida o visitante a experimentar perspectivas de diferentes profissionais envolvidos com o ofício. A concepção é de 13 alunos do 6º período.

Cenário do vídeo Bonfioli, o fazedor de fitas (2000), produzido na Escola de Belas Artes, sobre um dos pioneiros do cinema brasileiro Facebook/Minas entre cenas

Os objetos em exposição – câmeras, projetores, fotografias, películas e figurinos – revelam a cultura cinematográfica em Minas, no início do século 20. O material pertence ao arquivo do cineasta Igino Bonfioli, doado à Escola de Belas Artes da UFMG, e ao acervo tridimensional do MIS. Vasta pesquisa foi também realizada em outros arquivos especializados. A narrativa aborda polos cinematográficos criados em torno dos precursores do cinema mineiro, como Aristides Junqueira (Belo Horizonte), os irmãos Carlos e Américo Masotti (Guaranésia) e Humberto Mauro (Cataguases).

A visitação é de terça a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 16h às 21h. O MIS Cine Santa Tereza fica na Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza.

Aproxime-se em Montes Claros
Astronomia na escola e reflexões sobre cotidiano e saúde mental farão parte da programação gratuita de minicursos e mesa-redonda da próxima edição do Aproxime-se, programa de extensão do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed-UFMG), que será realizada em Montes Claros, no sábado, 30 de junho.

O evento, no auditório do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, das 8h30 às 13h, será aberto à população, e os participantes receberão certificado. As inscrições estarão abertas até o dia do evento por meio de formulário online. O Aproxime-se difunde o conhecimento acadêmico e propõe atividades educativas e culturais às comunidades onde a Universidade está presente.

Animais nos campi
A situação dos animais domesticados e silvestres nos campi da UFMG será analisada por comissão instituída, neste mês, pela Reitoria. O grupo está encarregado de realizar estudos, como o levantamento do número de espécies e de animais que vivem em cada unidade, e de apresentar proposta de política de combate a maus-tratos e abandono registrados nos campi.

De acordo com a Portaria 115/2018, a comissão terá 60 dias para apresentar a proposta. Integram o grupo o professor Luis Carlos Villalta, do Departamento de História (presidente), as professoras Vania Regina Gouveia, da Escola de Enfermagem, Danielle Ferreira de Magalhães Soares, da Escola de Veterinária, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, da Faculdade de Letras, e a bióloga Fernanda Louro de Sousa, do Departamento de Gestão e Ambiental (DGA).