O sumiço dos peixes

Teses em cotutela
Três teses desenvolvidas na UFMG foram defendidas, neste mês, em regime de cotutela com o Institut National de La Recherche Agronomique (Inra), da França. Os trabalhos foram realizados no âmbito do Laboratório Internacional Associado (LIA), que funciona no ICB, no campus Pampulha, e é o primeiro da rede francesa de pesquisa em um país sul-americano.

Os trabalhos dos pesquisadores Fillipe Luiz Rosa do Carmo, Priscilla Carolinne Bagano Vilas Boas e Natayme Rocha Tartaglia foram orientados pelo professor Vasco Azevedo, do Departamento de Biologia Geral da UFMG, com coorientação de pesquisadores do Inra. As investigações envolveram linhagens de bactérias lácteas utilizadas na produção de probióticos ou relacionadas a infecções em humanos e em animais.

A parceria INRA-UFMG se materializa no projeto Bact-Inflam, que visa identificar determinantes bacterianos envolvidos em mastite e em doenças inflamatórias intestinais em humanos e caracterizar processos inflamatórios em modelos de glândula mamária e intestino.

Professor visitante
Está publicada, na página da Pró-reitoria de Pesquisa, listagem com as 50 propostas aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para a chamada interna 001/2018 do Programa Professor Visitante do Magistério Superior.

O Programa abre vagas para que a UFMG receba pesquisadores brasileiros e estrangeiros de reconhecida competência e liderança em suas áreas de atuação, capazes de contribuir para introdução ou consolidação de inovações no ensino, na pesquisa e na extensão.

De acordo com o edital que institui o Programa, o processo de atribuição de vagas e seleção dos professores visitantes é desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira a seleção de propostas, cujo resultado foi aprovado no último dia 11, pelo Cepe. Na segunda etapa, serão selecionados os professores visitantes para as propostas aprovadas, por meio de processo simplificado, regulamentado por editais específicos.

As orientações para abertura dos editais para os concursos que visam à contratação dos professores, prevista no item 8 do edital, serão disponibilizadas pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).

Criomicroscopia
As criotécnicas, métodos que permitem a obtenção de imagens tridimensionais e de resolução quase atômica de células, organelas, complexos de proteínas e até mesmo de moléculas individuais, serão objeto de workshop no campus Pampulha, de 3 a 7 de dezembro. O evento, patrocinado pelo Centro de Microscopia da UFMG, terá três dias de sessões práticas, coordenadas por Roland Fleck, Gema Viscay-Barrena e Corey Hecksel (Reino Unido), Johanna Höög (Suécia) e Bruno Humbel (Japão), para 18 participantes selecionados.

Ambiente do Centro de Microscopia da UFMG, que patrocina o workshop
Ambiente do Centro de Microscopia da UFMG, que patrocina o workshop Marina Gontijo | UFMG

Nos dias 6 e 7, haverá palestras, abertas a todos os inscritos. Interessados em participar das sessões práticas devem preencher e enviar formulário de seleção de pré-inscrição, disponível no site do evento.

Os organizadores do workshop Criotécnicas de microscopia eletrônica como ferramentas para elucidação de processos biológicos destacam a relevância da microscopia crioeletrônica, cujas técnicas têm sido crescentemente utilizadas, especialmente nos últimos cinco anos, em biologia básica, medicina e no desenvolvimento de drogas. O Prêmio Nobel de Química de 2017 foi concedido a pesquisadores envolvidos no desenvolvimento das técnicas de criomicroscopia.

Coltec
O Colégio Técnico da UFMG (Coltec) recebe, até 15 de outubro, inscrições para seleção de alunos da primeira série dos cursos técnicos de nível médio integrado de 2019. O processo deve ser realizado exclusivamente pela internet. Serão ofertadas 180 vagas para os cursos técnicos de nível médio integrados em Análises Clínicas, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica e Química.

Estão aptos a participar do processo seletivo candidatos que já concluíram o ensino fundamental ou que, no ato da inscrição, estiverem regularmente matriculados no último ano desse segmento ou curso equivalente. As provas serão realizadas em 25 de novembro. Mais informações estão disponíveis no site do Coltec.

Grande aceleração brasileira
A revista Varia História, em seu segundo lançamento de 2018, apresenta o dossiê Historicizing Brazil’s Great Acceleration, que aborda o período da chamada Grande Aceleração Brasileira, caracterizado pelo intenso avanço dos modos de produção e consumo no país, principalmente durante a segunda metade do século 20. O trabalho é organizado pelos historiadores Antoine Acker e Georg Fischer.

O fenômeno teria acarretado profundas transformações na paisagem nacional, não apenas no que diz respeito aos âmbitos econômicos e sociais, mas principalmente em relação aos recursos naturais e ambientais brasileiros. O objetivo do documento é compreender o processo de entrada do Brasil no período que hoje é chamado pelos estudiosos de antropoceno, durante o qual o ser humano representa a principal força transformadora dos espaços.

Varia Historia é uma publicação do Programa de Pós-graduação em História, da Fafich. Seu objetivo é publicar artigos originais e inovadores, promovendo o diálogo entre os membros da comunidade acadêmica internacional e contribuindo para a renovação historiográfica.