Senhora das águas

Uma jornada dedicada ao inglês

Discussões e oficinas compõem evento sobre aprimoramento da formação de professores de língua inglesa

Deise: ações para o aprimoramento de docentes da educação básica
Deise: ações para o aprimoramento de docentes da educação básica Foca Lisboa

Estratégias para formação de professores e a importância do desenvolvimento linguístico dos envolvidos no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras serão discutidas na primeira edição da Jornada de Língua Inglesa, que ocorrerá na UFMG nesta sexta-feira, 24 de junho.

O evento, segundo a professora Deise Dutra, assessora de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), é um desdobramento do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), que tem o objetivo de promover a aprendizagem de línguas estrangeiras para sustentar o processo de internacionalização da Universidade. O Programa iniciou suas atividades em 2012, com a denominação Inglês sem Fronteiras, e foi ampliado dois anos depois, passando a se chamar Idiomas sem Fronteiras. 

Uma das novas metas do IsF inclui o apoio a ações de aprimoramento de professores de língua inglesa da educação básica. Nesse sentido, foi firmada parceria entre o IsF e o programa de extensão em educação continuada Interfaces da Formação em Línguas Estrangeiras, da Faculdade de Letras, que tem ampla experiência na preparação de professores da rede pública de ensino. Daí surgiu a primeira edição da Jornada de Língua Inglesa. 

“Esperamos que, com essas parcerias, os professores da rede estadual interessados em formação continuada de capacitação metodológica e linguística possam realizá-la na UFMG."

A organização do evento deseja identificar oportunidades de colaboração entre as instituições de ensino superior envolvidas no evento para fortalecer pesquisas e desenvolver outras atividades conjuntas, além de estreitar relações entre a UFMG e a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. “Esperamos que, com essas parcerias, os professores da rede estadual interessados em formação continuada de capacitação metodológica e linguística possam realizá-la na UFMG. Também almejamos que toda a comunidade universitária e professores da rede pública desenvolvam experiências linguísticas práticas nas oficinas que serão oferecidas no evento”, afirma a professora Deise Dutra.

Programação

A programação da Jornada de Língua Inglesa inclui mesas-redondas, grupos de trabalho e oficinas. Na abertura do evento, às 8h30, será realizada a mesa-redonda Programas de extensão e formação de professores, coordenada pelas professoras Ana Maria Barcelos, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e Maralice de Souza Neves, da UFMG. A professora Ana Barcelos abordará a formação de professores no programa Idiomas Sem Fronteiras, discorrendo sobre dilemas, emoções e fatores contextuais que fazem parte desse processo. A professora Maralice, por sua vez, discorrerá sobre a aposta na contingência diante dos impasses no processo de formação continuada.

A partir das 10h15, grupos de trabalho serão formados para discutir temáticas como Pesquisa dos núcleos de línguas do programa Inglês sem Fronteiras; Pesquisa sobre formação de professores; Reunião dos English Teaching Assistants (ETAs – Fulbright/Capes) do programa Inglês sem Fronteiras.

Esses grupos reunirão representantes de várias instituições de ensino superior vinculadas aos programas Idiomas sem Fronteiras e Interfaces da Formação em Línguas Estrangeiras. O objetivo é apresentar as iniciativas de pesquisa, ensino e divulgação cultural desenvolvidas nas instituições e, ao mesmo tempo, identificar novas parcerias para a realização de atividades e colaboração entre as instituições participantes.

Das 13h30 às 16h, membros da comunidade universitária da UFMG e professores da rede pública poderão participar de oficinas que abordarão temas como pronúncia, uso de filmes, jogos ou aplicativos no processo de aprendizagem, preparação para o TOEFL ITP e contraste entre culturas, entre outros. As oficinas, gratuitas, ocorrerão simultaneamente na Faculdade de Letras e no Centro de Atividades Didáticas II (CAD II), ambos no campus Pampulha. 

Às 16h30, será realizada a última mesa-redonda, com o tema A relação entre o programa Idiomas sem Fronteiras e a formação de professores, coordenada pela professora Deise Dutra e pela assessora da Secretaria de Educação Superior do MEC Denise Abreu e Lima. A professora Denise falará sobre o programa Idiomas sem Fronteiras em âmbito nacional, e Deise descreverá a atuação da UFMG no programa, especificando a sua relevância para a formação inicial dos professores por propiciar o ensino de línguas para fins acadêmicos, entre eles o desenvolvimento de habilidades para escrita de artigos e de resumos para congressos e apresentação oral em eventos.

A jornada, destinada à comunidade da UFMG e a professores da rede pública de ensino, não exige inscrição prévia, exceto para as oficinas cujas vagas são limitadas e se encerram nesta terça-feira, dia 21, às 11h59. Os interessados podem se inscrever em apenas uma oficina, preenchendo formulário disponível no site www.ufmg.br/dri.

*Assessoria de Comunicação da Diretoria de Relações Internacionais

Camilla Mamede e Thays Martins de Paiva*