Tudo em família

Jovens e adultos

Jovens e adultos que não terminaram o ensino fundamental podem se inscrever até 15 de abril no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da UFMG, que inclui a formação do 6º ao 9º ano. Interessados devem comparecer na seção de ensino do Centro Pedagógico, das 14h às 21h, com cópia do documento de identidade, do CPF, do comprovante de residência e uma foto 3x4. Não será necessário apresentar documentos que comprovem escolaridade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5187.

Memória do mundo

O Comitê para América Latina e Caribe do Programa Memória do Mundo (Mowlac), da Unesco, tem chamada aberta para proposições de registro até 31 de agosto. As candidaturas devem ser enviadas em duas cópias, nas línguas inglesa e espanhola, no formato de documento, arquivo ou coleção audiovisual.

A candidatura visa avaliar a incorporação ao Registro Memória do Mundo da América Latina e do Caribe de documentos ou ­conjuntos documentais – de natureza arquivística, bibliográfica ou audiovi­sual –, pertencentes a países da região e que ­tenham relevância para a memória coletiva da sociedade latino-americana e caribenha. Mais ­informações podem ser obtidas no site.

Estudos na europa

Representantes de universidades e agências oficiais europeias vão apresentar, na próxima semana, oportunidades de estudos e bolsas na Europa para os estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG. Em exposição no dia 11 de abril, das 11h às 15h, no hall do Bloco de Ligação da Escola de Engenharia, eles vão esclarecer pessoalmente as dúvidas dos interessados. Também haverá palestras na Sala de ­Seminários 1012, no 2º andar.

As instituições participantes do Study in Europe Road Show são Daad (Alemanha), Innovation Centre (Dinamarca), Lund University (Suécia), Embaixada da Espanha, Nuffic (Holanda), Twente University (Holanda), Campus France, French in Normandy e Université de Perpignan (França).

Para participar, é necessário fazer cadastro antecipado no site. Outras informações estão na página da Diretoria de Relações Internacionais.

Caso clínico

Casos clínicos complexos relacionados à saúde mental e à experiência de quatro instituições belgas sobre a prática nessa área serão abordados, em perspectiva transdisciplinar, em seminário internacional nos dias 18 e 19 de abril. Promovido pelo grupo de pesquisa Tecendo a Rede, que é coordenado pelas professoras Aline Mendes (PUC Minas) e Angela Vorcaro (UFMG), o evento será realizado no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.

Segundo Ângela Vorcaro, do Departamento de Psicologia, o Tecendo a Rede oferece apoio a instituições públicas que trabalham com saúde mental, como o ambulatório para adolescentes da Faculdade de Medicina da UFMG e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), utilizados como intermediários entre o hospital psiquiátrico e o atendimento ambulatorial. “Recebemos pedido das instituições para discutir casos difíceis e oferecer direção para o tratamento”, explica.

Com o trabalho de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais que atuam em ­saúde mental, o grupo Tecendo a Rede articula uma visão profissional transdisciplinar, na discussão de casos que trazem embaraço ao saber instituído. Destinado especialmente a estudantes e profissionais da área de saúde e saúde mental, o seminário é aberto também a outros interessados. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail projetotecendoarede@gmail.com. As vagas são limitadas à capacidade do auditório (300 pessoas).

Tecendo a Rede
Tecendo a Rede Divulação

Internacionalização da extensão

A discussão sobre experiências e estratégias de internacionalização do segmento de extensão da UFMG será tema de seminário promovido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) e pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). O evento, que será no dia 14 de abril, às 8h30, na Escola de Engenharia, reunirá coordenadores de projetos e programas de extensão, coordenadores e secretários de centros de extensão e estudantes interessados na extensão universitária, além de membros do Comitê Permanente de Extensão da Associação das Universidades do Grupo Montevideo (AUGM). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-3215 e pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br.

Educação e psicanálise

Estão abertas as inscrições de trabalhos para apresentação no 11º Colóquio Internacional do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância (Lepsi), que será realizado de 20 a 23 de setembro, na Faculdade de Educação (FaE), campus Pampulha. Também recebem inscrições três eventos paralelos: o 6º Congresso da Rede Universitária Internacional em Educação e Psicanálise (Ruepsy), o 2º Congresso Brasileiro da Revista Multimedia sobre la Infancia y sus Instituciónes e o 2º Simpósio de Psicanálise e Educação de Minas.

Os três seminários abordarão temas como Dificuldades escolares: os objetos que desconectam os jovens de sua própria experiência emocional, O trágico na adolescência e A atualidade das depressões como sintoma social. Entre os convidados estão a psicanalista Maria Rita Kehl e pesquisadores europeus e norte-americanos. Mais informações podem ser obtidas no site dos eventos: http://11coloquiolepsi.ufop.br/inscricao/.