Nº 1931 - Ano 41 - 07.03.2016

UFMG contra o Aedes

A parte que nos cabe

Site reúne sugestões de ações que podem ser desenvolvidas pela comunidade acadêmica no combate ao Aedes aegypti

As ações realizadas no ambiente universitário com o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, da chikungunya e da zica – estão reunidas no blog Nossa parte. “O combate ao mosquito é, certamente, o maior desafio na área de saúde pública enfrentado pelo Brasil nos últimos anos e ele só poderá ser vencido com envolvimento e mobilização”, diz o texto de apresentação da página.

Antes de se dedicar ao combate ao Aedes, a página já havia abrigado uma campanha direcionada à redução do consumo de água e energia elétrica nos campi da UFMG, tendo em vista a escassez hídrica que se radicalizou em 2015. A partir de agora, funcionará como repositório dessas diversas campanhas coletivas, enfatizando sempre as ações individuais passíveis de ser empreendidas pelos membros da comunidade acadêmica.

No menu Ideias, por exemplo, Nossa parte lista uma série de pequenas ações que podem ser praticadas para ­eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti e inviabilizar sua proliferação. O site ainda reúne as notícias publicadas pelo Portal UFMG sobre o assunto.

Nossa parte também ­recomenda que, em casos de ­suspeita de eventuais criadouros do mosquito em áreas comuns dos campi, a Pró-reitoria de Administração (PRA) deve ser comunicada pelos telefones (31) 3409-3849 e 3409-3964. Se o criadouro ­estiver em uma unidade, o alerta deve ser feito à ­respectiva diretoria.

Para enviar solicitações ou críticas para o blog Nossa parte, ou mesmo indicar uma boa iniciativa realizada na UFMG, escreva para o e-mail nossaparte@ufmg.br.

Imagem do site, que sugere mobilização e engajamento individual
Imagem do site, que sugere mobilização e engajamento individual Reprodução

Calouros

Na última quinta-feira, o Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1) sediou a recepção aos calouros do primeiro semestre. A equipe de zoonoses da Prefeitura de Belo Horizonte participou do evento com um estande de conscientização sobre estratégias de combate ao Aedes aegypti. Integrantes da equipe forneceram dicas e distribuíram material informativo sobre as formas de impedir a ação do mosquito.

O trabalho da equipe de zoonoses durante a recepção aos calouros dá continuidade à parceria entre o órgão e a Universidade. No mês passado, a equipe já havia visitado o campus Saúde para ações de conscientização.

“A equipe de zoonoses da Prefeitura também nos visita toda semana e nos ajuda a identificar possíveis focos do mosquito nas instalações da UFMG”, conta Luiz Felipe Vieira Calvo, pró-reitor adjunto de Administração.

Ewerton Martins Ribeiro