UFMG vai às urnas

Consulta à comunidade

Três chapas concorrem à Reitoria; mais de 50 mil pessoas estão aptas a votar nos dias 8 e 9 de novembro

Iluminação noturna do espelho d´água e do prédio da Reitoria, no campus Pampulha Foca Lisboa/UFMG

Servidores e alunos da UFMG viverão, na próxima semana, mais um processo de consulta à comunidade, que vai culminar na escolha da gestão da Universidade para o período 2018-2022. A votação será nos dias 8 (no Hospital das Clínicas) e 9 de novembro (em todas as unidades). Se houver necessidade de segundo turno, o processo terá sequência nos dias 21 (Hospital das Clínicas) e 22 de novembro (todas as unidades).

Com base no resultado da consulta, o Colégio Eleitoral – formado pelos integrantes dos conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Curadores – vai elaborar lista tríplice, encabeçada pelo vencedor do pleito, que será encaminhada ao Ministério da Educação, responsável pela definição dos novos ocupantes dos cargos de reitor e vice (integrantes da mesma chapa, necessariamente).

Participarão da consulta três chapas (os números foram definidos por sorteio): Chapa 1 – Renato de Lima Santos, da Escola de Veterinária (reitor) e Carmela M. Polito Braga, da Engenharia (vice); Chapa 2 – Sandra Regina Goulart Almeida, da Fale (reitora), e Alessandro F. Moreira, da Engenharia (vice); Chapa 3 – Andréa Mara Macedo, do ICB (reitora), e Paula Miranda-Ribeiro, da Face (vice).

Estão aptos a votar servidores dos quadros permanentes – técnico-administrativos e docentes de ensino superior e de ensino básico, técnico e tecnológico –, alunos de graduação, especialização, residência (incluída a pós-doutoral), mestrado e doutorado e estudantes maiores de 16 anos da Escola de Educação Básica e Profissional.

Nos casos em que o votante integre mais de um segmento, ele terá direito a um único voto. Um técnico que tenha vínculo também como discente votará como técnico; um docente que seja também discente votará como docente; um servidor que tenha vínculos como docente e técnico terá seu voto registrado como docente.

A lista dos servidores e alunos foi elaborada pelos departamentos de Administração de Pessoal e de Registro e Controle Acadêmico, com base na situação vigente em 9 de outubro deste ano.

Todo o processo da consulta vem sendo coordenado pela Comissão Eleitoral, presidida pela professora Efigênia Ferreira e Ferreira, da Faculdade de Odontologia. Ela destaca a importância de a comunidade participar da votação e, mais que isso, procurar informações sobre as chapas concorrentes. “Trata-se da oportunidade de escolhermos quem vai dirigir a Universidade pelos próximos quatro anos”, enfatiza a professora.

Ponderação

Entre as normas que regem a consulta à comunidade acadêmica, está o sistema de ponderação de votos que tem vigorado nos últimos pleitos. O voto dos professores tem peso de 70%, enquanto o dos servidores técnico-administrativos e o dos alunos vale 15% (cada segmento). A fórmula de ponderação considera o universo total de votantes em cada um dos grupos.

Poderão votar 50.503 membros da comunidade acadêmica. São 3.065 docentes, 4.369 técnicos e 43.069 discentes.

Apuração

Haverá uma junta apuradora para cada posto de votação. A apuração será realizada por meio de mapas fornecidos pela Comissão Eleitoral, apresentando os resultados por segmentos (docentes, técnico-administrativos em educação e discentes). Os documentos serão, então, encaminhados à Comissão Eleitoral, imediatamente após o término da apuração. Centralizados todos os resultados, a Comissão Eleitoral divulgará, por intermédio da rede da UFMG, os resultados da consulta em ata sucinta e os afixará em locais públicos da Universidade.

Caso nenhuma das chapas alcance mais de 50% do resultado ponderado dos votos válidos, a Comissão Eleitoral inscreverá automaticamente as duas chapas que tiverem obtido os maiores percentuais no primeiro turno para concorrerem no segundo turno.

Tags: Eleições - Eleição para Reitorado - Consulta à comunidade - Eleições UFMG