Vacina anticocaína

Poesia e edição

A produção editorial de Guilherme Mansur – que trabalhou com obras de Haroldo de Campos, Paulo Leminski e Manoel de Barros, entre outros – está exposta no Centro de Memória da Faculdade de Letras (Fale). Fruto de parceria do Centro com o Gabinete do Livro, que é uma iniciativa inspirada em espaço da biblioteca ideal, a exposição Guilherme Mansur: poeta editor tem foco no texto poético e na edição contemporânea, artesanal e independente.

Mineiro de Ouro Preto, Mansur publicou seu primeiro livro de poesia, Os sete fôlegos, pela editora Risco do Ofício – a obra foi reeditada mais tarde com o título Gatimanhas & felinuras, em parceria com Haroldo de Campos, pela editora Katze Caderno. Também teve poemas publicados em diversas revistas e jornais literários. Coordenou a reforma gráfica do Suplemento Literário de Minas Gerais, fundou e editou o jornal de arte e poesia Amilcar.

O Centro de Memória está instalado no segundo andar da Fale, e a mostra ficará aberta à visitação até 9 de dezembro, de segunda a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 21h.

Filosofia no Brasil

O problema filosófico da existência ou não de uma filosofia no Brasil, que justifique chamá-la de brasileira, é o objeto do novo livro do professor Ivan Domingues, da Fafich. Em Filosofia no Brasil: legados e perspectivas – Ensaios metafilosóficos (Editora Unesp), Domingues dá às suas reflexões a forma de ensaio filosófico, tirando máximo proveito do ensaísmo, que, segundo o autor, é um gênero literário que extrai do presente ou do contemporâneo sua motivação e suas matérias.

O livro será lançado nesta sexta-feira, 27, às 14h, no auditório Baesse, da Fafich. Na ocasião, haverá debate com a participação do próprio autor e dos professores Eduardo Soares Neves Silva, colega do Departamento de Filosofia da UFMG, e Carlos Roberto Drawin, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje). A obra tem 561 páginas e preço de capa de R$ 89.

Ivan Domingues é doutor em filosofia pela Universidade de Paris 1 e cursou pós-doutorado nas universidades de Oxford e Notre Dame. Na UFMG, coordena o Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo, dedicado à análise de questões do mundo atual em abordagem transdisciplinar.

Tela do Somos: sites individuais passam a ser criados automaticamente
Tela do Somos: sites individuais passam a ser criados automaticamente Raíssa César/UFMG

‘Somos’ em nova versão

Está disponível a nova versão da ferramenta de busca Somos UFMG, que amplia as informações disponíveis sobre professores ativos na Instituição e sua atuação. A plataforma passa a contabilizar e expor, nos seus gráficos, toda a produção bibliográfica histórica da UFMG, incluindo impacto da produção dos pesquisadores.

Outra funcionalidade da nova versão é a criação automática de site individual para cada integrante ativo do corpo docente da UFMG, que pode ser acessado pela plataforma ou por meio da digitação do nome completo do professor. As páginas individuais são atualizadas automaticamente no momento da alteração do currículo Lattes.

Prêmio em Portugal

Os pesquisadores Aziz José de Oliveira Pedrosa e Naldeir Vieira, que concluíram recentemente o doutorado na Escola de Arquitetura e na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), respectivamente, estão entre os vencedores da oitava edição do Prêmio Científico Mário Quartin Graça, parceria do Banco Santander Totta com a Casa da América Latina, de Lisboa. Eles vão receber 5 mil euros, cada.

Aziz Pedrosa venceu na categoria Ciências Sociais e Humanas, com a tese A produção da talha joanina na Capitania de Minas Gerais – retábulos, entalhadores e oficinas, sob orientação de André Guilherme Dornelles Dangelo. Naldeir Vieira venceu em Ciências Econômicas e Empresariais, com a tese Inovação social e desenvolvimento de competências em organizações da sociedade sem fins lucrativos brasileiras e portuguesas, orientado por Allan Claudius de Queiroz Barbosa, no Cepead/Face.

Rede de Museus

Projetos desenvolvidos por bolsistas das 19 unidades da Rede de Museus da UFMG compõem a terceira edição da Mostra Virtual de Pesquisa e Extensão. São apresentados 44 trabalhos que abordam temas como a preservação de acervos literários e fílmicos, a experiência da mediação no Espaço do Conhecimento, ensino não formal e ações socioeducativas e fotografia de acervos artísticos.

Além de gerar portfólio dos trabalhos de pesquisa e extensão, a mostra fomenta a formação de redes colaborativas entre os membros da comunidade universitária.

Efeitos do jejum

Projeto de mestrado que trata dos efeitos do jejum sobre as respostas inflamatórias, desenvolvido pela nutricionista Jeneffer Braga, da pós-graduação em Ciência de Alimentos, da Faculdade de Farmácia, recruta voluntárias para participação em pesquisa que verificará a reação de indivíduos, com e sem obesidade, ao jejum durante as atividades diárias.

As candidatas devem ter entre 19 e 59 anos e índice de massa corporal (IMC) igual ou maior a 35. Para participar, é preciso preencher questionário eletrônico (http://bit.ly/2ziWp6n) e comparecer ao Instituto Alfa de Gastroenterologia, do Hospital das Clínicas, onde farão jejum de 10 horas, durante o dia. A intenção é avaliar composição corporal, gasto energético, coleta sanguínea e humor. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail atendimentoufmg.ob@gmail.com ou pelo telefone (31) 99498-1474.