Vacina contra o sacrifício

Jornada de língua inglesa

A comunidade universitária e professores da rede pública podem se inscrever nas oficinas sobre técnicas de ensino e de aprendizagem da língua inglesa que serão realizadas em 24 de junho como parte da programação da Jornada de Língua Inglesa. Serão discutidos temas como pronúncia, habilidades de escrita e seu uso na academia, o emprego de filmes e de músicas no processo de aprendizagem e o contraste entre as culturas.

As oficinas serão simultâneas, a partir das 13h30, na Faculdade de Letras (Fale) e no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2). A programação também inclui mesas-redondas e grupos de trabalho. Mais informações podem ser obtidas no site www.ufmg.br/dri/jornada-de-lingua-inglesa.

Palco Livre

Músicos e grupos musicais que tenham interesse em se apresentar no Conservatório UFMG podem se inscrever, até dia 19 de junho, em processo seletivo do projeto Palco Livre. As propostas selecionadas vão compor a programação do segundo semestre de 2016. As apresentações serão às quintas-feiras, de agosto a novembro, sempre às 20h. Interessados devem ler o edital, preencher e enviar o formulário disponível na página do Conservatório UFMG (www.ufmg.br/conservatorio). Serão admitidas apenas propostas de apresentações gratuitas.

Patentes

A UFMG ocupa o segundo lugar geral no ranking dos depositantes nacionais de patentes em 2015, divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Se consideradas apenas as instituições de pesquisa, a Universidade foi a que mais depositou patentes: 56. Em outras 13, a UFMG foi cotitular, mas elas não são computadas para o ranking porque foram depositadas pelas instituições parceiras.

A Whirlpool S.A., que registrou 90 pedidos, manteve o primeiro lugar, posição que ocupa pelo terceiro ano consecutivo. A Unicamp está em terceiro lugar, com 52 pedidos. Em seguida, estão a Universidade Federal do Paraná, com 50, a Petrobras, com 48, e a USP, com 44 pedidos.

O ranking das 50 empresas e instituições que mais depositaram patentes no ano passado está neste endereço: www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/Ranking_2015.pdf.

Mostra UniverCidade

Imagem retrata início da construção da cidade universitária
Imagem retrata início da construção da cidade universitária Acervo Departamento de Projetos/ PRA

Está aberta à visitação pública, no mezanino da Reitoria, campus Pampulha, até 10 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, a exposição UniverCidade coleciona, idealizada por alunos do curso de Museologia. A mostra explora as relações estabelecidas entre a Universidade e Belo Horizonte, com base no conceito de cidade e no ato de colecionar. O trabalho expográfico põe os alunos em contato com o trabalho denso e prático da montagem de exposições – da concepção à  realização.

UniverCidade coleciona apresenta três temáticas: a primeira, Universidade imaginada e construída, explora os planos e projetos para o campus universitário, desde a fundação da Universidade, em 1927. Reúne desenhos arquitetônicos, maquetes e fotografias que documentam a construção da cidade universitária da UFMG. O segundo eixo, Patrimônio e coleção, conta com objetos e registros de coleções artísticas, científicas e bibliográficas da Universidade, desenvolvidas por professores, alunos e servidores técnico-administrativos. A terceira temática, Apropriações, propõe uma reflexão sobre apropriação dos espaços planejados e construídos da UFMG.

A mostra é resultado de produção acadêmica no âmbito de disciplinas lecionadas pelas professoras Verona Segantini e Ana Panisset.

Estudos sobre futebol

Até 19 de junho, são aceitas inscrições de trabalhos para apresentação no 2º Simpósio Internacional Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer, que será realizado de 8 a 10 de setembro, em Belo Horizonte. As propostas devem ser enviadas para o e-mail iisimposiofutebolufmg@gmail.com. O -simpósio vai reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros que atuam em diversas áreas do conhecimento e que contemplam o tema do futebol nos seus estudos. A ideia é fomentar o intercâmbio de pesquisas, que transcendam a visão pragmática do futebol e abordem questões como gênero, educação, memória, história, globalização do esporte e a relação do futebol com as ciências humanas e sociais.

Promovido pelo Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (Gefut) e pelo Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (Fulia), o evento terá atividades no Museu Brasileiro do Futebol (MBF), no Estádio do Mineirão e na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Mais informações podem ser obtidas na página www.facebook.com/simposiofutebol/.

Apadrinhamento de estudantes

Servidores e estudantes da UFMG interessados em participar do Programa de Apadrinhamento (segundo semestre de 2016) de alunos estrangeiros podem se inscrever até 12 de junho por meio de formulário eletrônico disponível no link http://bit.ly/1saxMFd. A iniciativa, organizada pelo Programa Bem-vindo e pela Diretoria de Relações Internacionais, contribui para o processo de interação e adaptação dos alunos estrangeiros na UFMG e na capital mineira.

Para participar, os interessados deverão comparecer à reunião de orientações. O padrinho ou a madrinha tem a atribuição de acompanhar a trajetória do intercambista na UFMG, participando de eventos, apresentando a ele as unidades da instituição e sugerindo programação cultural e de lazer para fins de semana e feriados.

A chamada pode ser lida no site da DRI:http://bit.ly/1sA58x7. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail acolhimento@dri.ufmg.br.