Vacina contra o sacrifício

Ansiedade a mil

Próximo Domingo no campus celebra Dia do Meio Ambiente; frequentadores de edições anteriores falam de suas expectativas

Cordas de slackline esticadas, toalhas e cestas de piquenique pelo gramado e um carrinho de pipoca logo na entrada da Estação Ecológica da UFMG. Esse é o cenário que espera o garoto Bernardo, de apenas 5 anos, que participará novamente do Domingo no campus. Desta vez, a atração será realizada em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir das 9h.

Bernardo e os pais: sentimento de identificação com o campus
Bernardo e os pais: sentimento de identificação com o campus Foca Lisboa

“Desde que praticou slackline pela primeira vez [na edição de maio de 2015], ele não esqueceu mais e sempre pergunta: quando será o próximo?”, conta o pai de Bernardo, o servidor público Frederico de Araújo Toledo, ex-aluno do curso de Educação Física da UFMG. Quando frequentou a Universidade, Frederico sonhava ver o campus mais aberto à comunidade externa. “Como estudante usufruí de vários espaços da UFMG, dentro e fora da Educação Física, participei de quase tudo, aproveitei bastante. Por isso, acredito que, quando a instituição abre esse espaço tão lindo, permite que as pessoas usufruam, desenvolvam um sentimento de identificação e pertencimento, independentemente de serem ou não alunos, servidores, professores. Sinto que a UFMG está ficando mais horizontal, os espaços estão sendo mais democratizados e compartilhados. No domingo, teremos mais um momento para curtir a família, interagir, conhecer novas pessoas e aproveitar a UFMG como espaço de lazer”, afirma.

Quem também conta as horas para mais uma edição do Domingo no campus é a dona Maria Liberata Magnani, 84 anos, dos quais 50 trabalhando como pipoqueira, ofício que lhe possibilitou criar nove filhos e dois netos. “Trabalho como pipoqueira desde a primeira inauguração do Mineirão [em 1965]. Junto com meu filho, Adnan, participo de eventos na UFMG já há bastante tempo. É um público muito fiel e que sempre elogia os sabores.”

Maria Lieberata: clientela fiel
Maria Lieberata: clientela fiel Zirlene Lemos

Posse coletiva

Espaço público é, por definição, aquele de uso comum e de posse coletiva. Há ambientes de -circulação (ruas e -praças), de lazer e recreação (-parques, playgrounds e pistas de skate), de contemplação (jardins públicos e monumentos) e de preservação e conservação (reserva ecológica e prédio tombado). A Estação Ecológica se enquadra nesta modalidade e é também ambiente de extensão e pesquisa universitária. Por meio do Domingo no campus, a UFMG tem incentivado o compartilhamento de seus espaços, que nem sempre são vistos pela população como opção de lazer e interação. Na avaliação da pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira, a receita tem dado certo. “O público tem sido maior a cada edição, inclusive o formado por pessoas da comunidade externa”, afirma.

Para atender com qualidade a esse público, que também é convidado a trazer seus lanches e aproveitar para fazer um piquenique ao ar livre, a infraestrutura do evento contará com postos de limpeza, banheiros e opções de alimentação com food truck de crepioca, cachorro quente e carrinho de pipoca. A programação inclui, entre outras atividades, oficinas interativas, para todas as idades, relacionadas à educação ambiental, danças, caminhadas ecológicas, planetário e exibição de curtas no Cineclube Olaria.

Entre os responsáveis pelo sucesso do evento também estão os estudantes, como destaca a pró-reitora de Extensão. “A participação dos monitores, bolsistas e -voluntários dos projetos parceiros, como o Tô de Boa Tô no Campus e o Programa Estação Ecológica, é muito importante e fortalece a dimensão acadêmica da extensão universitária”, conclui Benigna Maria de Oliveira.

O Domingo no campus é iniciativa conjunta das pró-reitorias de Extensão (Proex), de Administração (PRA) e de Assuntos Estudantis (Prae), da Diretoria de Ação Cultural (DAC), da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom). Mais informações estão disponíveis na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/domingonocampusufmg/.

Atrações

• Ginástica primitiva