Ver o invisível

Sisu

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que a UFMG é a instituição mais procurada do país na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017, tendo recebido 171.825 inscrições para as 6.279 vagas oferecidas nos cursos de graduação neste ano.

O curso mais concorrido foi Medicina, na modalidade de reserva de vagas pela Lei de Cotas, seguido de Direito (noturno), também pela reserva de vagas, e Medicina, na modalidade ampla concorrência. Depois da UFMG, as cinco instituições com mais inscrições são as federais de Pernambuco, Ceará, Goiás e Bahia.

Direito e inclusão

A Universidade de Kent e a UFMG realizaram, na última semana, seminário em Canterbury (Reino Unido), relacionado a projeto de pesquisa colaborativa financiado pela British Academy of Humanities e Social Sciences, no âmbito do Programa de Mobilidade e Parcerias Internacionais.

Até outubro de 2018, o projeto Direito e Práticas de Inclusão Social e Econômica na América Latina e União Europeia se dedica à investigação de técnicas e instrumentos normativos para implementação de políticas de inclusão social e econômica nos ambientes global e doméstico. Os pesquisadores promovem eventos, elaboram cursos e módulos educacionais sobre o tema e trabalham para consolidar estrutura internacional de pesquisa e mobilidade acadêmicas nesse segmento.

Utopias

A Revista da Universidade Federal de Minas Gerais está reunindo propostas de contribuições para sua próxima edição (volume 24, janeiro-dezembro de 2017), que terá Utopias como tema central. Artigos, resenhas, textos literários e imagens podem ser enviados até 10 de abril.

De acordo com a professora Heloisa Moura Costa, do IGC, editora executiva da publicação, a ideia é lembrar os 500 anos de Utopia, obra-prima de Thomas More, e abrir espaço para divulgação de reflexões, sob diversos ângulos, que se têm multiplicado sobre a temática.

Os artigos devem ser adequados às ­normas para publicação disponíveis no site da Revista e enviados à Comissão Editorial, por meio eletrônico (revistadaufmg@ufmg.br) ou por correio, aos cuidados de Lucília Niffinegger. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-7231.

Fachada digital do Espaço do Conhecimento, na Praça da Liberdade
Fachada digital do Espaço do Conhecimento, na Praça da Liberdade Espaço do Conhecimento UFMG

90 anos

Em comemoração ao aniversário de 90 anos da Universidade, o Espaço do Conhecimento vai ocupar o planetário e sua fachada digital com projeções referentes ao tema UFMG 90 anos: A pesquisa científica e cultural. A chamada está aberta até 30 de março, e as propostas poderão ser apresentadas por professores, alunos e servidores técnico-administrativos que queiram exibir resultados de produções acadêmicas nas mais diversas áreas do conhecimento.

As propostas devem se apropriar do meio audiovisual para divulgar a produção científica e cultural da UFMG em linguagem acessível ao público leigo. São elegíveis vídeos, animações, motion design, conjuntos de imagens estáticas (como ensaios fotográficos ou ilustrações), conteúdos sonoros, documentários e filmes de ficção, entre outras produções. Os projetos devem atender aos critérios estabelecidos no Regimento Interno do Conselho do Planetário e da Fachada Digital, disponível no link http://bit.ly/2kd5hD7.

A inscrição é aberta a qualquer pessoa com mais de 18 anos, e a submissão de projetos desenvolvidos em grupo deve ser feita por um de seus integrantes por meio de formulário eletrônico: http://bit.ly/2lfkTHp.

Sbpc na UFMG

A 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 16 a 22 de julho, no campus Pampulha, recebe até 27 de março propostas de trabalhos. Os resumos aprovados serão incluídos na programação da Sessão de Pôsteres, destinada à apresentação de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem e relatos de casos ou experiências.

Estudantes de graduação e pós-graduação, docentes de ensino superior e pesquisadores de todas as áreas do conhecimento devem inscrever seus trabalhos no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte/. As inscrições de participação na 69ª Reunião podem ser feitas até 10 de julho.

Para a SBPC Jovem 2017, evento destinado a estudantes do ensino básico, a submissão de propostas de instituições para apresentação de pesquisas deve ser feita até 3 de março. O evento ocorre simultaneamente à 69ª Reunião Anual. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail sbpcjovem@ufmg.br.

Aaliação docente

Até 8 de março, alunos de graduação da UFMG podem acessar o novo questionário de avaliação de desempenho didático de docentes. Aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), em resolução de junho passado, o documento está disponível na página do estudante, no Portal Minha UFMG.

De acordo com a professora Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, diretora-adjunta de Avaliação Institucional, “o questionário ficou mais enxuto, de forma a facilitar as respostas”. Segundo ela, os resultados serão sistematizados nos relatórios anuais dos docentes, pois “assim, os departamentos passam a contar com um canal institucional de escuta dos alunos e alunas por ocasião da avaliação anual do professor”.

O questionário contém perguntas sobre itens como cumprimento do plano de ensino, assiduidade, domínio do conteúdo e relacionamento com alunos. Marisa Duarte explica que o preenchimento do questionário é facultativo, mas os resultados só serão considerados se mais de 50% dos matriculados responderem às perguntas.