Vida nova

Um mês de recepção

UFMG preparou série de atividades para acolher seus calouros no início deste semestre

Passeios pelo campus Pampulha, visitas aos espaços culturais e instalação de tenda com uma equipe para tirar dúvidas são iniciativas programadas para recepcionar os calouros da UFMG durante todo o mês de março. As atividades, organizadas pela recém-criada Diretoria de Políticas de Apoio Acadêmico, vinculada à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, serão o pontapé inicial para a promoção de ações de acolhimento destinadas aos públicos interno e externo. “A Universidade necessita de um programa de hospitalidade capaz de criar oportunidades de interação entre os seus vários públicos”, defende a diretora Márcia Lousada, professora do Instituto de Geociências (IGC).

Um dos destaques da programação ampliada de recepção será um passeio pelo campus Pampulha, marcado para quinta-feira, 9 de março, em dois horários pela manhã e outros dois no período da tarde. Com apoio de estudantes do curso de Turismo, a atividade, com duração aproximada de 50 minutos, vai destacar aspectos patrimoniais da Universidade. Durante o tour, os mediadores falarão de curiosidades relacionadas à UFMG, sob o ponto de vista histórico e cultural, e apresentarão os espaços a que os alunos podem ter acesso, como a Estação Ecológica, a Moradia Universitária e o Centro Esportivo Universitário.

Os estudantes da UFMG também poderão se inscrever para conhecer os ambientes culturais da Universidade durante o mês de março. Os passeios com destino à Estação Ecológica, ao Centro Cultural, ao Espaço do Conhecimento, ao Museu de Ciências Morfológicas e ao Museu de História Natural e Jardim Botânico serão realizados no dia 8 de março, das 14h às 16h, e ao longo  do mês, com partidas pela manhã e à tarde. A atividade, também acompanhada por discentes do curso de Turismo, tem o objetivo de explorar esses espaços não só como equipamentos de lazer e cultura, mas como oportunidade de formação complementar, em que os estudantes podem atuar como estagiários, bolsistas de extensão e em pesquisas científicas. As reservas para os passeios deverão ser feitas pelo site da Prae.

Viver UFMG

Os ônibus para os dois passeios vão partir da Praça de Serviços, onde ficará instalada a tenda Viver UFMG, que vai funcionar das 7h30 às 20h. O estande reunirá equipes de quatro a dez estudantes por turno, encarregados de tirar dúvidas de calouros e familiares. O grupo vai responder a perguntas sobre transporte interno, acesso ao portal Minha UFMG e assistência estudantil, entre outras.

A primeira edição de 2017 do já tradicional Domingo no Campus também foi incorporada às atividades de recepção. No próximo dia 12, a partir das 8h, os calouros poderão participar de práticas artísticas, culturais e brincadeiras, no gramado da Reitoria, no bosque da Escola de Música e na Praça de Serviços. A maior parte das atividades foi sugerida pela comunidade universitária (leia mais na página 6).

Ainda no primeiro semestre deste ano, a Diretoria de Políticas de Apoio Acadêmico planeja divulgar as chamadas públicas para auxiliar projetos acadêmicos de estudantes. “Essa iniciativa tem o objetivo de incentivar projetos propostos por discentes e dar visibilidade aos temas que eles desejam discutir no âmbito da comunidade universitária”, conclui Márcia Lousada.

Natiele Lopes