Violência e Sonhos

Flávio Carsalade é o novo diretor da Editora UFMG

O professor Flávio de Lemos Carsalade, da Escola de Arquitetura, é o novo -diretor da Editora UFMG. Ele substitui o professor Wander Melo Miranda, da Faculdade de Letras.

Carsalade: consolidar posição
Carsalade: consolidar posição Foca Lisboa

Mais antigo integrante do Conselho Editorial, Carsalade assume com o objetivo de consolidar a posição alcançada pela Editora UFMG, que, segundo ele, tornou-se a mais importante editora universitária do país. O nvo diretor afirma que pretende estimular o debate, no Conselho, de iniciativas destinadas a “integrar ainda mais a Editora com a comunidade universitária e atualizar a política editorial”.

Com graduação e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG e doutorado pela Universidade Federal da Bahia, Flávio Carsalade foi presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e do Instituto de Arquitetos do Brasil no estado e secretário de Administração Urbana Regional Pampulha da Prefeitura de Belo Horizonte. Foi diretor e vice-diretor da Escola de Arquitetura.

A Editora

Criada em 1985, a Editora UFMG atua em perspectiva contemporânea e multidisciplinar. Seu catálogo espelha o crescimento dos programas de pós-graduação e de pesquisa na Universidade. A proposta da Editora é fomentar o trânsito entre a produção interna, a produção nacional e a produção internacional, com a publicação de autores de ponta do pensamento contemporâneo, muitos deles traduzidos pela primeira vez no país.

O trabalho editorial é marcado por inovação na linguagem e na escolha de temas e pela preocupação em romper o conservadorismo disciplinar e a hierarquia entre os diversos discursos que compõem o campo acadêmico. Ao contemplar textos referentes aos esforços vinculados aos acervos e coleções da Universidade, a Editora tem contribuído para a preservação e a divulgação da memória nacional. Há cerca de dois anos, alcançou a marca de mil títulos publicados e iniciou, em 2014, a edição de e-books.