Mostra sua UFMG

A Mostra é sua, a Mostra é nossa

Sempre foi nossa preocupação apresentar a UFMG. Uma instituição de ensino superior pública, como a nossa, tem o dever de se mostrar para a sociedade, de expor o que faz e como faz. E parte deste compromisso se materializa quando nos abrimos e convidamos os estudantes do ensino médio a experimentarem o campus Pampulha, o maior e aquele que congrega a maioria de nossas unidades acadêmicas e estruturas administrativas. Esse é o espírito da Mostra Sua UFMG.

É preciso colaborar, ativamente, com um dos momentos mais importantes experimentados pelos jovens que concluem o ensino médio – assegurar que ingressar em uma instituição de ensino superior, pública e de referência como a UFMG, não é algo inalcançável, um privilégio, uma oportunidade reservada para uma minoria. A UFMG é de todas e todos. A UFMG é uma universidade que se orgulha de ser diversa, assim como o nome desta Revista.

É com muita alegria, como dirigentes desta Instituição, que percebemos a progressiva transformação do perfil do corpo estudantil da UFMG. Atualmente, estudantes oriundos da rede pública de ensino são a maioria dos ingressantes na Universidade - em 2018, o percentual atingiu 55%, ante a 42% em 2014.

A Mostra Sua UFMG, versão reformulada da Mostra das Profissões, e esta edição especial da Revista Diversa vão apresentar a estrutura dos 91 cursos de graduação e as perspectivas do mercado de trabalho. Os visitantes, todos nossos convidados e convidadas, também vão ter acesso, por meio de salas interativas, de palestras e de reportagens, às muitas oportunidades que a UFMG oferece, como os projetos de pesquisa, de extensão, de mobilidade, as atividades esportivas, culturais e as políticas de inclusão e assistência estudantis.

Este é um momento muito esperado por todos nós, da UFMG. É também uma das chances de ampliar laços com a sociedade e fortalecer o sentimento de pertencimento – a UFMG pertence a toda sociedade brasileira. Queremos que estudantes e professores venham conhecer, aqui nesta Revista e durante o evento, o que a Universidade tem a oferecer. Vamos mostrar o que somos: um ambiente de produção de conhecimento e formação de profissionais e de cidadãos e cidadãs responsáveis e comprometidos com nosso país. A Mostra Sua UFMG revela o valor intrínseco desta universidade pública, que é sua, minha, de todos nós, um patrimônio do país.

Sejam todas e todos muito bem–vindos e bem–vindas! A Mostra é Sua. A UFMG é Nossa!

Sandra Regina Goulart Almeida
Reitora da UFMG