periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

A UFMG mais perto de você

Com investimento em educação a distância, UFMG ajuda a formar professores qualificados para o ensino básico e a levar o sonho do ensino superior mais próximo de jovens de regiões com baixa oferta de educação superior

Pesquisa da associação Todos pela Educação realizada com base em dados do Censo Escolar 2015 do Ministério da Educação revela que quase metade dos professores do ensino médio brasileiro estão nas salas de aula sem ter formação específica para isso. Dos 494 mil docentes que dão aulas para o ensino médio, 228 mil (44,63%) atuam em pelo menos uma disciplina para a qual não têm formação específica. O problema é mais grave fora dos grandes centros urbanos, em regiões distantes das maiores universidades.

A graduação a distância é a melhor forma de enfrentar a urgência da formação de professores em nível superior. A UFMG atua na modalidade desde 2003, com a criação do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed). Os cursos são ofertados através do sistema Universidade Aberta Brasil. A estrutura conta com 35 polos de apoio presencial em municípios de Minas Gerais, que estimulam a formação de recursos humanos, especialmente de professores, em regiões com baixa oferta de educação superior em cursos presenciais por instituições públicas.

Atualmente a Universidade oferece cinco cursos de graduação a distância: ciências biológicas, matemática, química e pedagogia, na modalidade licenciatura, e geografia, na modalidade bacharelado que não estão contabilizados na lista dos 91 cursos que compõem o leque de oferta regular de cursos. Isso porque a oferta é pontual e condicionada à existência de uma demanda pontual, e cujo atendimento exige a formação de uma série de parcerias. Em 2018, por exemplo, foram abertas vagas apenas para as licenciaturas em Ciências Biológicas e em Química.

Desde a criação do Caed os cursos de graduação a distância já formaram mais de mil alunos. Em 2016, pela primeira vez, alunos da EAD foram beneficiados com bolsas de auxílio estudantil, por meio de parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Os polos de Montes Claros, Corinto, Governador Valadares e Araçuaí dispõem de bibliotecas totalmente reestruturadas, com a participação do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

A produção de material pedagógico diferenciado é um dos desafios e também um dos segredos do sucesso da educação a distância. Longe de ser uma mera filmagem da atuação em sala de aula regular, o material precisa ser pensado para a mediação audiovisual. Confira na reportagem da TV UFMG.

A seleção dos cursos a distância conta com edital específico, disponibilizado nos sites do Caed e da Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (Copeve).