periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis

Criado em 2008, o curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis dá continuidade à tradição do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (Cecor), órgão complementar da Escola de Belas Artes (EBA) que se estabeleceu como referência nacional na preservação e no restauro de obras culturais e artísticas no final da década de 1970.

A graduação, pioneira no Brasil, preenche uma lacuna na formação inicial dos interessados nesta área. Depois de iniciar os cursos de arquitetura e museologia, a paulista Gabrielle Lopes, 24, escolheu a profissão ao observar o laboratório de restauração da Pinacoteca de São Paulo. “Comecei a estudar para entrar no curso da UFMG. Além de ser o melhor curso, era em Minas. Com as diversas viagens que fazemos para as disciplinas, digo sempre que estou me sentindo dentro de um cartão-postal”, avalia a estudante do quarto período.

Conservação e restauração
Conservação e restauração Júlia Duarte

Com vasto patrimônio cultural, de obras arqueológicas a contemporâneas, Minas Gerais favorece o aprendizado prático dos alunos. Desta maneira, há várias parcerias em atividades de disciplinas laboratoriais com diversas instituições públicas de preservação do patrimônio histórico e artístico, como as secretarias estadual e municipais de cultura e o Ministério Público.

Por ser ofertado na Escola de Belas Artes, o aluno tem maior contato com a criação artística, a análise e a preservação da arte e do patrimônio cultural. O ambiente de aprendizagem abrange disciplinas de diferentes áreas do conhecimento, como ciência da informação, física, história, museologia e química, com o objetivo de capacitar o estudante para identificar, analisar e intervir nos bens móveis.
Assim, o bacharel pode trabalhar em diversos contextos de instituições e empresas que atuam na preservação do patrimônio cultural. Não só como conservador-restaurador, mas nas várias outras atividades envolvidas na produção e na conservação da cultura.

PARA SABER MAIS

Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis: https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga em 2018: 10,47
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018: 679,82