periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Espaços de esporte e lazer

Desde 2017, a UFMG figura entre as 50 melhores universidades do mundo, segundo o QS World University Rankings by Subject, no segmento relacionado aos esportes. O levantamento anual é feito pela Quacquarelli Symonds (QS), agência do Reino Unido especializada na avaliação de universidades.

O destaque da UFMG neste segmento foi atribuído, dentre outros fatores, ao início das atividades do Centro de Treinamento Esportivo (CTE), inaugurado em dezembro de 2015, por meio de parceria entre a UFMG e o Governo do Estado de Minas Gerais. As instalações do CTE foram projetadas pela Escola de Arquitetura da UFMG, seguindo padrões internacionais de sustentabilidade de recursos naturais e de acessibilidade. Em 2016, o centro sediou a preparação das equipes olímpicas e paralímpicas do Reino Unido para os Jogos do Rio de Janeiro, movimentação que teve cobertura da TV UFMG.

O objetivo do CTE é viabilizar uma política integrada de desenvolvimento técnico-científico de atletas, treinadores e graduandos de diversos cursos. Conheça algumas das modalidades de formação de atletas no centro na série de reportagens da TV UFMG:

Além da infraestrutura para atletas de alto desempenho no CTE, a UFMG oferece atividades de esporte e lazer para toda a comunidade interna no Centro Esportivo Universitário (CEU). Anexo à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), o espaço foi construído na década de 1970. Naquela época, a Escola era responsável pelas aulas de educação física dos cursos de graduação da Universidade.

Transformado em clube, o CEU constitui área de lazer e prática esportiva para a comunidade da UFMG, que pode usufruir de piscina semi-olímpica, duas piscinas infantis, um parque infantil, quatro vestiários, três quadras de vôlei, três quadras de peteca, duas quadras de basquete, sete quadras poliesportivas, cinco quadras de saibro para tênis e uma cantina. “A UFMG tem hoje um centro universitário de esportes que compõe também a dimensão da permanência, da sociabilidade. O aspecto do acolhimento, do lazer, é importante, e este é um campus agradável nesse sentido”, lembra o pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis, Rodrigo Ednilson de Jesus.

A prática esportiva na UFMG também é evidenciada pelo engajamento dos estudantes nas chamadas Atléticas, grupos organizados pelos próprios jovens nas diferentes unidades acadêmicas para promover competições com o envolvimento de toda a comunidade universitária. Confira na reportagem da TV UFMG como se integrar a uma agremiação.