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Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

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Física

Entender os fenômenos naturais e com isso criar materiais e sistemas para o avanço tecnológico: este é o objetivo dos profissionais da física. O curso ofertado pela UFMG se destaca pelo grande número de laboratórios, o que reflete na formação prática do profissional, tanto no bacharelado quanto na licenciatura.

Física
Física Júlia Duarte

O núcleo fixo do curso de Física corresponde a um conjunto de disciplinas obrigatórias, como fundamentação matemática, computacional e física, que correspondem a 47% da carga horária do bacharelado e a 40% da licenciatura. Há ainda tópicos de mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, óptica e física quântica, além de estudos sobre a evolução da ciência  ao longo da história.

Bacharelado

O objetivo do bacharelado é preparar o estudante - com disciplinas de matemática, computação e física teórica - para trabalhar em  indústrias, hospitais e instituições de pesquisa, ou, ainda, ingressar na pós-graduação. Tópicos como moléculas, física nuclear e de partículas são vistos a partir de um nível matemático mais detalhado. Com isso, o aluno pode se dedicar ao desenvolvimento de equipamentos e processos em diversas áreas aplicadas – telecomunicações, acústica, termodinâmica de motores, metrologia, ciência dos materiais, microeletrônica e informática.

Num exemplo dessas possibilidades, o Laboratório de Nanoespectroscopia, do Departamento de Física da UFMG, desenvolveu uma sonda óptica capaz de produzir imagens em alta resolução de propriedades que se encontram na escala nanométrica. A patente foi aprovada pela comunidade científica internacional e apresentada pela TV UFMG.

No bacharelado os estudantes têm três possibilidades de percurso: física médica, energia nuclear ou física matemática. As duas últimas são tradicionais, mas a áreas que mais tem aportado novas oportunidades é a física médica, em que o profissional ocupa-se  de equipamentos voltados para diagnóstico e tratamentos complexos. Nesse caso, entram na formação disciplinas como anatomia humana, fisiologia e imagens médicas.

Licenciatura

O objetivo da licenciatura é formar  professores de física para a educação básica. Para isso, há uma grande carga horária de disciplinas pedagógicas e sobre particularidades do ensino das ciências, ofertadas também pela Faculdade de Educação (FAE).

“As disciplinas têm como foco o uso de experimentos como recurso didático”, destaca Taís Bastani, 22, aluna do sétimo período  da licenciatura. Dentre as experiências para a melhoria do ensino no ensino médio, os discentes da UFMG atuam nas pesquisas científicas e em programas como a Residência Pedagógica, que oferece bolsas e promove uma relação entre os licenciandos e as escolas públicas.

E o ensino de física, pode ser atrativo? Em produção da TV UFMG dois alunos do curso de física da UFMG provam que sim. Integrantes do Fórum de Cultura Científica da UFMG eles mostram como trabalhar a física na perspectiva da divulgação científica.

PARA SABER MAIS

Estrutura curricular:
Bacharelado: https://ufmg.br/cursos/graduac...
Licenciatura: https://ufmg.br/cursos/graduacao/2413/91226
Relação de candidatos por vaga em 2018: 5,89 (bacharelado) e 9,5 (licenciatura)
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018: 720,5 (bacharelado) e 701,2 (licenciatura)
Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade):
Licenciatura 5
Bacharelado 4