periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Pedagogia

A belo-horizontina Ana Carolina Leal, 24, sempre acreditou na educação como um potencial transformador — a decisão de ser pedagoga, portanto, foi natural. No oitavo período do curso, ela reitera a importância de sua profissão: “Nós desenvolvemos uma educação emancipatória, fazendo com que nossos alunos e alunas consigam enxergar a sociedade de maneira crítica e diferenciada. Para mim, essa é a principal contribuição dos pedagogos para um mundo mais justo”.

A licenciatura em pedagogia tem como objetivo a formação de professores para a educação infantil, para os anos iniciais do ensino fundamental e para disciplinas do ensino médio que requeiram competências na área pedagógica. O curso desenvolve também uma vasta gama de aptidões relacionadas à formação pedagógica e ao mercado de trabalho: gestão de escolas (na direção ou coordenação pedagógica), gestão de sistemas educacionais públicos ou privados, mobilização e educação social (atuação em organizações não-governamentais, comunidades e grupos de bairro), além da pesquisa e carreira acadêmica.

Pedagogia
Pedagogia Luiza Ananda

Sediado na Faculdade de Educação (FAE), o curso compartilha espaço com a formação intercultural para educadores indígenas, a licenciatura em educação do campo, acolhendo ainda alunos das diversas licenciaturas ofertadas pela UFMG. Essa diversidade propicia o debate e a troca intercultural, além da compreensão do exercício da docência em suas diversas modalidades.

O núcleo comum de disciplinas abrange formação na docência, gestão pedagógica de unidades escolares e práticas pedagógicas, e iniciação científica. A partir do sexto período, deve-se escolher dentre as cinco formações complementares possíveis: administração de sistemas e instituições educacionais, ciências da educação (voltado para a pesquisa), educação de jovens e adultos, educação social, ou a formação complementar aberta em outros departamentos da Universidade. Após a conclusão de uma delas, é possível solicitar continuidade de estudos em outra área.

Ana Carolina escolheu a educação de jovens e adultos (EJA), e para complementar sua formação, atuou três anos como bolsista de iniciação científica, onde desenvolveu pesquisa sobre as especificidades da EJA em municípios da região metropolitana de Belo Horizonte. “A ideia foi identificar quais as características específicas de um educador de jovens e adultos, já que hoje há grande dificuldade em garantir a formação desses educadores, principalmente na universidade”, afirma.

Quem escolher cursar pedagogia na UFMG pode participar de vários projetos de extensão, um dos destaques da Faculdade de Educação. Entre eles o Bebeteca, que tem objetivo de aprimorar a formação de mediadores de leitura para a primeira infância. Confira na reportagem da TV UFMG.

PARA SABER MAIS

Estrutura curricular: https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga: 19,15 (diurno)
26,35 (noturno)