ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Ementa
Estudos de caso: status científico, validade em análises e avaliações comparativas de políticas públicas. Vantagens comparativas: predições fortes e compreensão intensiva de mecanismos causais limites e possibilidades de inferência causal: o problema da indeterminação dos desenhos de pesquisa baseados em estudo de caso. Procedimentos de seleção de casos: viés de seleção e casos válidos; diferenças entre seleção aleatória (métodos quantitativos) e procedimentos de seleção não aleatória (seleção intencional de casos); tipologia das estratégias de seleção: casos típicos (representativos), diversos (heterogeneidade), extremos, desviantes, exemplares, cruciais, pathway, similares, e diferentes. Heterogeneidade causal como superação do problema da seleção de casos pela variável dependente. Estratégias de superação do problema das variáveis omitidas: variância intracasos, procedimentos de congruência e process tracing.
Código da disciplina: DCP192-DIG
Nome da atividade: ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Período letivo:
Tipo da atividade: optativa
Créditos: 4
Carga horária (horas):
Teórica | Prática | Total |
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45 | 15 | 60 |