CIÊNCIA POLÍTICA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Ciência Política

Unidade acadêmica: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Site do programa: http://www.fafich.ufmg.br/ppgc...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

O doutor formado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFMG deve ser um pesquisador pleno, com amplo domínio sobre técnicas de pesquisa em ciência política, capacidade de teorização autônoma, habilidade de docência e potencial de inserção acadêmica nas melhores universidades e instituições de pesquisa do país e do exterior.

O egresso do curso de doutorado deverá ter, ainda, experiência de exposição do próprio trabalho em eventos no país e no exterior, além de publicações acadêmicas em revistas ou livros qualificados.

Plenamente consolidado e considerado de excelência pela Capes, o Programa tem dado importante contribuição para a produção científica na disciplina, destacando-se por sua inserção em redes internacionais, pela pluralidade de grupos de pesquisa e pela sua centralidade nos debates da ciência política brasileira. A produção discente do doutorado tem crescido e se internacionalizado, destacando-se o grande número de alunos que participam de eventos e realizam estágio doutoral no exterior.

O curso iniciou suas atividades em 2005, no âmbito do PPGCP, que iniciou as suas atividades em 1966, com a criação do curso de mestrado, sendo, portanto, a mais antiga do país. Hoje, o PPGCP é um centro de excelência acadêmica em Ciência Política, que oferece condições para a realização de pesquisas de ponta, para a formação de mestres e doutores altamente qualificados e para a internacionalização da ciência brasileira.  

Código do curso: 0782

Período da versão: 2018/1

Aprovação: 04/07/2017

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM CIÊNCIA POLÍTICA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 18 18 0
2024 20 20 0

Créditos para integralização: 36

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8