BIOQUÍMICA E IMUNOLOGIA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia

Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas

Área de conhecimento: Ciências Biológicas

Site do programa: http://www.pgbioquimica.icb.uf...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Reconhecido como curso de excelência nas avaliações da Capes (conceito 7), o doutorado em Bioquímica e Imunologia da UFMG é pioneiro em Minas Gerais e um dos primeiros cursos de pós-graduação a serem instalados no país, tendo sido criado em 1968, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia.

Forma doutores capacitados para atuar decisivamente no cenário biomédico, priorizando os aspectos mais críticos da formação do cientista, ou seja, vivência e experiência em pesquisa básica e aplicada, desenvolvimento de criatividade, pensamento crítico e independência intelectual e cultivo de rígidos princípios éticos de conduta científica. Além de estimular o sentido de responsabilidade social, o curso forma líderes para as comunidades acadêmica, empresarial e governamental.

Seus egressos desempenham atividades de ensino e de pesquisa em instituições públicas ou privadas de ensino superior, institutos de pesquisas ou empresas de biotecnologia não só de Minas Gerais mas de todas as regiões do país e também no exterior. Além disso, a formação dos alunos do Programa tem resultado na frequente publicação de artigos científicos em revistas de grande impacto na área.

A transição do mestrado para o doutorado no Programa é clara e intensa, alcançando percentuais superiores a 90%. O perfil formação proporcionado pelo curso tem levado muito de seus egressos a promover a nucleação de novos programas de pós-graduação, além de permitir sua imediata inserção em estágios de pós-doutoramento em instituições renomadas no exterior.

Código do curso: 2181

Período da versão: 2018/1

Aprovação: 04/07/2017

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM CIÊNCIAS

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2019 25 25 0
2020 25 25 0

Créditos para integralização: 34

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8