ENGENHARIA METALÚRGICA, MATERIAIS E DE MINAS

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas

Unidade acadêmica: Escola de Engenharia

Área de conhecimento: Engenharias

Site do programa: http://www.ppgem.eng.ufmg.br/h...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Criado em 1984, o doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas (PPGEM) da UFMG capacita engenheiros e outros profissionais ligados às engenharias metalúrgica, de materiais e de minas para participar do desenvolvimento tecnológico e científico de Minas Gerais e do país, através da produção de conhecimento e sua disseminação, bem como para contribuir com o avanço econômico e social, ao aprimorar técnicas de engenharia e fortalecer as bases para a inovação e a competitividade do setor industrial.

Seus campos de pesquisa cobrem amplo espectro e incluem estudos sobre biomateriais, nanociência e nanotecnologia, caracterização de minérios, conformação mecânica dos metais, controle de processos metalúrgicos, controle e gestão ambiental, engenharia de superfície e corrosão, propriedades físicas e mecânicas dos metais e ligas, hidrometalurgia e processamento aquoso de minerais e materiais, materiais cerâmicos, materiais compósitos e filmes, materiais poliméricos, processamento termomecânico e químico de metais, recuperação de finos de minérios brasileiros, e soldagem e processos afins.

As pesquisas desenvolvidas no PPGEM se beneficiam de sólida infraestrutura laboratorial, implantada ao longo dos anos na UFMG. O corpo docente credenciado do Programa tem buscado contínua atualização de conhecimentos, estágios pós-doutorais e projetos como pesquisadores visitantes em instituições acadêmicas nos Estados Unidos, Europa e Austrália. O  Programa tem nota 6 na avaliação da Capes.

Levantamento sobre a atuação profissional dos egressos do doutorado revela que a maior parte ingressa como docente em instituições de ensino e pesquisa do país.

Código do curso: 1581

Período da versão: 2023/1

Aprovação: 22/07/2023

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM ENGENHARIA METALÚRGICA, MATERIAIS E DE MINAS

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 32 32 0
2024 32 32 0

Créditos para integralização: 36

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8