ENGENHARIA MECÂNICA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica

Unidade acadêmica: Escola de Engenharia

Área de conhecimento: Engenharias

Site do programa: http://www.demec.ufmg.br/ppgme...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Centro formador de pesquisadores qualificados, gerador e irradiador de inovações em ciência e tecnologia, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFMG estimula o desenvolvimento de pesquisas inovadoras transdisciplinares centradas em Engenharia Mecânica e áreas interfaciais. 

Tradicional na formação de pessoal capacitado para universidades, centros de pesquisa, empresas e outras instituições de ensino, dentro e fora de Minas Gerais, o doutorado que integra o Programa iniciou as suas atividades em 1998.

A estrutura curricular inclui disciplinas que abordam aspectos fundamentais à compreensão dos temas associados às pesquisas em constante evolução e emergentes.

Outro aspecto relevante para a formação do corpo discente é o fomento para maior interação entre o Programa e empresas, tanto por meio de formação e capacitação de seu corpo técnico e gerencial, como pela parceria em desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação. 

O crescimento da interação do Programa com grandes empresas e com instituições de pesquisa de renome internacional amplia a qualidade na formação, capacitando seus alunos para atuar com pesquisa de ponta e solucionar problemas científico-tecnológicos de maneira a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país e do mundo.

Código do curso: 1482

Período da versão: 2023/2

Aprovação: 31/07/2023

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM ENGENHARIA MECÂNICA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 34 5 29
2024 34 17 17

Créditos para integralização: 36

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8