FÍSICA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Física

Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Exatas

Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Site do programa: http://lilith.fisica.ufmg.br/~...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Firmemente consolidado há vários anos, o doutorado em Física da UFMG foi criado em 1974 e tem nota 7 (conceito máximo) na avaliação da Capes. Seu objetivo central é a formação, em alto nível de excelência, de doutores em física que sejam capazes de atuar de forma criativa e independente tanto na pesquisa quanto no ensino superior. Para tanto, o Programa oferece boa infraestrutura, seleção de um corpo docente cada vez mais qualificado, produtivo e de projeção internacional, além de um ambiente de discussão científica e de circulação de ideias.

Os egressos do nosso curso têm sido absorvidos no mercado de trabalho rapidamente e são frequentemente aprovados em concursos públicos de universidades federais e estaduais, institutos de pesquisa e empresas. Uma parcela dos egressos atua em instituições de pesquisa no exterior como pós-doutorandos ou pesquisadores contratados.

Instituído em 1966, o Programa de Pós-graduação em Física é herdeiro da longa trajetória de pesquisa em Física na UFMG, que teve início, oficialmente, em 1957, com a criação de Pós-graduação em Engenharia Nuclear do Instituto de Pesquisas Radioativas da Escola de Engenharia (IPR). O Departamento de Física, criado somente em 1963 como parte da Faculdade de Filosofia, passou a integrar o recém-fundado Instituto de Ciências Exatas (ICEx) em 1968. 

O doutorado também se beneficia das diversas atividades realizadas no âmbito do Programa, como a Escola de Inverno de Física, promovida há 20 anos, normalmente no mês de julho, com a participação de estudantes de diversas instituições do país. O evento tem como objetivo divulgar a pesquisa e a pós-graduação da UFMG nessa área e atrair novos talentos para a pesquisa na Universidade. 

Código do curso: 1881

Período da versão: 2018/1

Aprovação: 04/07/2017

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM CIÊNCIAS

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2019 60 60 0
2020 60 60 0

Créditos para integralização: 32

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 10